Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42411
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoséEvangelistadaSilvaJunior.pdf32,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTarquínio, Daniel Junqueira-
dc.contributor.authorSilva Júnior, José Evangelista da-
dc.date.accessioned2021-11-22T20:24:53Z-
dc.date.available2021-11-22T20:24:53Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.date.submitted2021-07-02-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, José Evangelista da. O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes: o processo de preparação da performance. 2021. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42411-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.pt_BR
dc.description.abstractVillani-Côrtes vem se tornando um compositor conhecido no Brasil e exterior e no meio acadêmico. Devido à escassez de trabalhos acadêmicos, este texto se dedica ao processo de preparação da performance do Concerto para Flauta desse compositor, procurando situá-lo no contexto tradicional do instrumento. Como referencial teórico, o trabalho utiliza-se dos seguintes pilares do estudo da performance na atualidade: Cook e Rink e a relação entre performance musical e análise musical; Chaffin e as dimensões da performance; Ericsson com seu estudo sobre a prática deliberada; e Jørgensen com a aplicação das estratégias para a prática eficiente. Como metodologia de trabalho, o procedimento construído será um estudo de caso, ou seja, a preparação da performance do Concerto para Flauta, no qual há uma breve contextualização e análise da obra, escolha de trechos com base nos conceitos teóricos citados, como também a seleção de práticas e apresentação de estratégias de estudo para a preparação da performance desses trechos do concerto, comparando-os com outros consagrados concertos para o instrumento.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes : o processo de preparação da performancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVillani-Côrtespt_BR
dc.subject.keywordConcerto para flautapt_BR
dc.subject.keywordPerformancept_BR
dc.subject.keywordPrática deliberadapt_BR
dc.subject.keywordEstratégiaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Villani-Côrtes is becoming a well-known composer in Brazil and abroad and in academia. Due to the scarcity of academic works, this text is dedicated to the process of preparing the performance of the Concerto for Flute by this composer, seeking to situate it in the traditional context of the instrument. As a theoretical framework, the work uses the following pillars of the study of performance today: Cook and Rink and the relationship between musical performance and musical analysis; Chaffin and the dimensions of performance; Ericsson with their study of deliberate practice; and Jorgensen with his work on applying strategies for the efficient practice. As a work methodology, the procedure built will be a case study, that is, the preparation of the performance of the Concerto for Flute, in which there is a brief contextualization and analysis of the work, choice of excerpts based on the theoretical concepts mentioned, as well as the selection of practices and presentation of study strategies to prepare the performance of these parts of the concert, comparing them with other renowned concerts for the instrument.pt_BR
dc.contributor.emailzevang@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.