Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Tarquínio, Daniel Junqueira | - |
dc.contributor.author | Silva Júnior, José Evangelista da | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T20:24:53Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T20:24:53Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-02 | - |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, José Evangelista da. O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes: o processo de preparação da performance. 2021. 205 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42411 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Villani-Côrtes vem se tornando um compositor conhecido no Brasil e exterior e no
meio acadêmico. Devido à escassez de trabalhos acadêmicos, este texto se dedica
ao processo de preparação da performance do Concerto para Flauta desse
compositor, procurando situá-lo no contexto tradicional do instrumento. Como
referencial teórico, o trabalho utiliza-se dos seguintes pilares do estudo da
performance na atualidade: Cook e Rink e a relação entre performance musical e
análise musical; Chaffin e as dimensões da performance; Ericsson com seu estudo
sobre a prática deliberada; e Jørgensen com a aplicação das estratégias para a
prática eficiente. Como metodologia de trabalho, o procedimento construído será um
estudo de caso, ou seja, a preparação da performance do Concerto para Flauta, no
qual há uma breve contextualização e análise da obra, escolha de trechos com base
nos conceitos teóricos citados, como também a seleção de práticas e apresentação
de estratégias de estudo para a preparação da performance desses trechos do
concerto, comparando-os com outros consagrados concertos para o instrumento. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O concerto para flauta e orquestra de Villani-Côrtes : o processo de preparação da performance | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Villani-Côrtes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concerto para flauta | pt_BR |
dc.subject.keyword | Performance | pt_BR |
dc.subject.keyword | Prática deliberada | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Villani-Côrtes is becoming a well-known composer in Brazil and abroad and in
academia. Due to the scarcity of academic works, this text is dedicated to the
process of preparing the performance of the Concerto for Flute by this composer,
seeking to situate it in the traditional context of the instrument. As a theoretical
framework, the work uses the following pillars of the study of performance today:
Cook and Rink and the relationship between musical performance and musical
analysis; Chaffin and the dimensions of performance; Ericsson with their study of
deliberate practice; and Jorgensen with his work on applying strategies for the
efficient practice. As a work methodology, the procedure built will be a case study,
that is, the preparation of the performance of the Concerto for Flute, in which there is
a brief contextualization and analysis of the work, choice of excerpts based on the
theoretical concepts mentioned, as well as the selection of practices and
presentation of study strategies to prepare the performance of these parts of the
concert, comparing them with other renowned concerts for the instrument. | pt_BR |
dc.contributor.email | zevang@hotmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Música (IdA MUS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|