Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Porto, Juliana Barreiros | - |
dc.contributor.author | Resende, Marília Mesquita | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T20:23:50Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T20:23:50Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-13 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Marília Mesquita. Ethical culture and moral identity: how they interact and influence unethical behavior in organizations. 2021. 269 f., il. Tese (Doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42410 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Após muitos escândalos envolvendo corrupção e fraude nas organizações, a importância
de se criar e promover a ética nas organizações tornou-se prioridade número um para os
gestores. Por esse motivo, pesquisadores têm investigado os fatores individuais e ambientais
que podem influenciar o comportamento ético nas organizações.
Revisões recentes têm apontado a cultura ética como um aspecto que desempenha um
papel crítico na promoção ou redução do comportamento antiético nas organizações. A cultura
ética é definida como um subconjunto da cultura organizacional que representa a interação entre
sistemas formais (por exemplo, regras e políticas, sistemas de gestão de desempenho) e
informais de ética (por exemplo, normas, linguagem, rituais) que influenciam o comportamento
ético e antiético do funcionário (Treviño, 1990).
Além dos fatores relacionados ao contexto organizacional, é relevante entender o
indivíduo nesse contexto. Portanto, meta-análises e revisões destacam que características
individuais - como a identidade moral - também podem influenciar a ocorrência de
comportamento antiético no trabalho (Hertz & Krettenauer, 2016). A identidade moral é definida
como o esquema cognitivo de uma pessoa em torno de um conjunto de traços morais (Aquino &
Reed, 2002).
Ao considerar esses construtos, o modelo interacionista pessoa-situação de tomada de
decisão ética nas organizações (Treviño, 1986) e o arcabouço teórico cognitivo social (Bandura,
1986, 1991) explicam como as características individuais interagem com os fatores contextuais.
A cultura ética pode funcionar como uma pista situacional que aumenta a acessibilidade da
identidade moral e seu impacto sobre o comportamento ético.
Esta tese tem como objetivo examinar o efeito da cultura ética, da força da cultura ética
e da identidade moral no comportamento antiético nas organizações. Com esta tese,
preenchemos algumas lacunas na literatura - tais como: refinar a medida da cultura ética,
aprofundar o papel da cultura ética sobre comportamento antiético no trabalho, e demonstrar a
interação entre cultura ética e identidade moral no comportamento antiético, utilizando uma
abordagem multi-método.
Para atingir esse objetivo principal, três estudos são propostos. No primeiro estudo,
pretendemos encontrar evidências de validade para a escala de cultura ética no contexto
brasileiro. No segundo estudo, o objetivo é testar se uma manipulação da cultura ética pode
moderar o impacto da identidade moral sobre o comportamento antiético em um contexto
simulado. Finalmente, no terceiro estudo, pretendemos examinar o efeito da identidade moral
coletiva sobre o comportamento antiético no trabalho e a interação da cultura ética e a força da
cultura no nível da unidade nessa relação.
Os resultados indicaram que a identidade moral era um indicador fraco de
comportamento antiético. Eles também mostraram que a cultura ética e a força da cultura ética
eram boas preditoras de comportamento antiético observado e comportamento pró-
organizacional antiético. A principal contribuição desta tese foi a integração da literatura de
cultura ética com a literatura de identidade moral através da implementação de uma abordagem
multi-método (experimento e pesquisa).
Palavras-chave: cultura ética, comportamento ético, identidade moral, virtudes éticas
corporativas, comportamento antiético pró-organizacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ethical culture and moral identity : how they interact and influence unethical behavior in organizations | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura ética | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento ético | pt_BR |
dc.subject.keyword | Identidade moral | pt_BR |
dc.subject.keyword | Virtudes éticas corporativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento antiético pró-organizacional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Lerín, Francisco Javier Gracia | - |
dc.description.abstract1 | After many scandals involving corruption and fraud in organizations, the importance of
creating and promoting ethics in organizations has become a number one priority for all
managers. For this reason, researchers have investigated the individual and environmental
factors that can influence ethical behavior in organizations.
Recent reviews have pointed out ethical culture as an aspect that plays a critical role in
enhancing or diminishing unethical behavior in organizations. Ethical culture is a subset of
organizational culture that represents the interplay between formal (e.g., rules and policies,
performance management systems) and informal systems of ethics (e.g., norms, language,
rituals) that influence the employee's ethical and unethical behavior (Treviño, 1990).
In addition to factors related to the organizational context, it is relevant to understand the
individual in the environment. Thus, meta-analysis and reviews highlight that individual
characteristics – such as moral identity – can also influence the occurrence of unethical behavior
at work (Hertz & Krettenauer, 2016). Moral identity is defined as a person's cognitive schema
around a set of moral traits (Aquino & Reed, 2002).
By considering these constructs, the person-situation interactionist model of ethical
decision-making in organizations (Treviño, 1986) and the social cognitive framework (Bandura,
1986, 1991) explain how individual characteristics interact with contextual factors. The ethical
culture may function as a situational cue that increases the accessibility of moral identity and its
impact on ethical behavior.
This thesis aims to examine the effect of ethical culture, ethical culture strength, and moral
identity on unethical behavior in organizations. With this thesis, we fill some gaps in the literature
– such as: refine the measure of ethical culture, deepen the role of ethical culture on unethical
behavior at work, and demonstrate the interaction between ethical culture and moral identity on
unethical behavior, with a multimethod approach.
To achieve this primary objective, three studies are proposed. In the first study, we aim
to find evidence of validity for the ethical culture scale in the Brazilian context. In the second study,
the purpose is to test whether an ethical culture manipulation can moderate the impact of moral
identity on unethical behavior in a simulated context. Finally, in the third study, we intend to
examine the effect of collective moral identity on unethical behavior at work and the interaction of
the ethical culture and culture strength at the unit level in this relationship.
The findings indicated that moral identity was a weak predictor of unethical behavior. They
also showed that ethical culture and ethical culture strength were good predictors of observed
unethical behavior and unethical pro-organizational behavior. This thesis's main contribution was
its integration of ethical culture literature with moral identity literature by implementing a multi-
method approach (experiment and survey). | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Psicologia (IP) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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