Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42406
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_MárciaCatarinaDavid.pdf672,02 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorTannuri-Pianto, Maria Eduarda-
dc.contributor.authorDavid, Márcia Catarina-
dc.date.accessioned2021-11-22T20:10:49Z-
dc.date.available2021-11-22T20:10:49Z-
dc.date.issued2021-11-22-
dc.date.submitted2021-07-19-
dc.identifier.citationDAVID, Márcia Catarina. Avaliação de impacto da concessão de rodovias e seus efeitos sobre a ocorrência de acidentes e de focos de queima nas proximidades das rodovias: o caso da BR-163 (Itiquira-Sinop). 2021. 58 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia do Setor Público) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42406-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas, o Brasil ampliou o número de rodovias federais concedidas à gestão da iniciativa privada. Porém, a avaliação de impacto destas concessões ainda é uma agenda em desenvolvimento. Este estudo avaliou o impacto dos primeiros anos da concessão federal da BR-163 (trecho Itiquira-Sinop, em Mato Grosso). Foi utilizado o método de diferenças em diferenças para a análise dos impactos sobre a ocorrência de acidentes e acidentes com mortes. Adicionalmente, e considerando que a rodovia está localizada na Amazônia Legal, avaliou-se o impacto da concessão sobre a ocorrência de focos de queima no entorno da rodovia. Os resultados principais indicaram a redução dos acidentes no 5o ano de operação da concessão. Não foram obtidos resultados estatísticos significantes para a redução de acidentes com mortes. Da mesma forma, não houve efeitos significantes sobre a ocorrência de focos de queima nas proximidades da rodovia.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAvaliação de impacto da concessão de rodovias e seus efeitos sobre a ocorrência de acidentes e de focos de queima nas proximidades das rodovias : o caso da BR-163 (Itiquira-Sinop)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordConcessões rodoviáriaspt_BR
dc.subject.keywordAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subject.keywordFocos de queimapt_BR
dc.subject.keywordDiferenças em diferençaspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Over the last decades, the number of Brazilian federal highways conceded to private operators has increased. However, the impact evaluation of these concessions is still an ongoing agenda. This work has evaluated the impact of the BR-163 highway concession (Itiquira-Sinop segment, in the state of Mato Grosso) along its first years. It was used the method of differences- in-differences for the analysis of the impacts on accidents and fatalities. Additionally, since the section of the BR-163 highway in focus is located in the Legal Amazon, the concession’s impact on the occurrence of active fires near the highway were also analyzed. The mainly results showed a drop in highway accidents in the fifth year of the concession’s operation. The results for traffic accident fatalities were not statistically significant. Similarly, there were no significant effects over the occurrence of active fires near the highway.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Economia (FACE ECO)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Economia, Mestrado Profissionalpt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42406/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.