Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bertussi, Geovana Lorena | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Matheus Biângulo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T19:59:37Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T19:59:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-16 | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Matheus Biângulo. Autonomia das Agências Reguladoras: uma avaliação para o Brasil entre 1997-2020. 2021. 81 f., il. Dissertação (Mestrado em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42404 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Ciências Econômicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo analisa a relação entre regulação e autonomia sob o espectro das agências
reguladoras federais, de modo a contribuir para o debate sobre o desenho institucional e o modus
operandi do modelo de regulação adotado, no Brasil, desde a década 1990. O propósito é avaliar
a autonomia dessas autarquias especiais a partir de (i) parâmetros normativos e jurídicos
(autonomia formal ou de jure), e de (ii) variáveis que refletem a atuação regulatória deveras
blindada contra interferência política (autonomia na prática ou de facto). Segue-se a construção
de um (i) índice de autonomia formal e outro de (ii) interferência política, para o período 1997-
2020. Além de oferecer informações qualitativas sofisticadas, os resultados apontam que média
reportada de autonomia formal é alta, de modo que há custos por parte do Executivo para
interferir na atividade regulatória; enquanto esse custo é menor quando medido por critérios
práticos. Ademais, nota-se aparente descolamento entre autonomia formal e na prática, posto
que há fraca correspondência entre os dois índice, resultado que vai ao encontro da literatura
majoritária. O índice de interferência política coloca a Anvisa como a agência mais suscetível à
pressão externa e, haja vista seu papel central no combate à pandemia causada pelo
Coronavírus SARS-CoV-2, tal caso é comentado em especial. Em observância à discussão,
sugere-se ações focadas no fortalecimento do instituto da autonomia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Autonomia das Agências Reguladoras : uma avaliação para o Brasil entre 1997-2020 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agências reguladoras | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autonomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Independência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paper analyzes the relationship between regulation and autonomy under federal regulatory
agencies' spectrum in order to contribute to the debate about its institutional design and its modus
operandi as a regulation model, adopted in Brazil since the 1990s. The aim is to evaluate the
autonomy of these special regime autarchies using (i) normative and legal parameters (formal
autonomy or de jure), and (ii) variables which reflect regulatory actions indeed armored against
political interference (autonomy in practice or de facto). Thus, it is constructed a (i) index of formal
autonomy and a (ii) index of autonomy in practice, covering the period 1997-2020. Besides
offering sophisticated qualitative information, the results denote that formal autonomy average is
high, meaning that is costly for the Executive to interfere in regulatory policy; meanwhile the cost
is lower when measure by practical variables. Moreover, it is noted a detachment between formal
autonomy and autonomy in practice, given that there are weak corresponding parallels between
the two indexes. This finding result is in agreement with the dominant literature. The index of
political interference places Anvisa as the most susceptible to external pressure and, because of
its central role in the Coronavirus SARS-CoV-2 pandemic battle, Anvisa's case is especially
commented. Due to the discussion, actions focused on the strengthening of autonomy are
suggested. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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