http://repositorio.unb.br/handle/10482/42400
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2021_DalvaOliveiradePaula.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Museu : rugosidade espacial, memória e patrimônio : análise do Museu Lasar Segall |
Autor(es): | Paula, Dalva Oliveira de |
E-mail do autor: | depaula.dalva@gmail.com |
Orientador(es): | Campos, Neio Lúcio de Oliveira |
Assunto: | Museu Lasar Segall Rugosidade espacial Memória Patrimônio |
Data de publicação: | 22-Nov-2021 |
Data de defesa: | 29-Jul-2021 |
Referência: | PAULA, Dalva Oliveira de. Museu: rugosidade espacial, memória e patrimônio: análise do Museu Lasar Segall. 2021. 66 f., il. Dissertação (Mestrado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A realização desta pesquisa tem o intuito de ampliar a análise do campo museal a partir de uma perspectiva geográfica. Museus podem ser percebidos como fenômenos em que o tempo, o espaço e a memória se relacionam de forma dinâmica; museus são espaços múltiplos que exercem importantes funções sociais. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as noções de rugosidade espacial, memória e patrimônio correlacionadas ao espaço museal. Milton Santos destaca que as rugosidades são o espaço construído, as manifestações concretas de um modo de produção, o testemunho de um momento do mundo. Dedicar-nos à noção de rugosidade espacial permite melhor apreensão do fenômeno museal, ao reconhecermos o museu como um espaço carregado de dimensões concretas e simbólicas. Trata-se de pesquisa de natureza qualitativa que se apoia em elementos teóricos e almeja uma análise crítica capaz de fomentar novas reflexões e interpretações. Considerando o Museu Lasar Segall, em São Paulo, como referencial empírico, realizou-se pesquisa de campo com o intuito de possibilitar uma experiência interativa e interpretações contextualizadas. |
Abstract: | This research aims to broaden the analysis of the museal field from a geographical perspective. Museums can be perceived as phenomena in which time, space and memory are dynamically related; museums are multiple spaces that perform important social functions. The general objective of this research is to analyze the notions of spatial roughness, memory and heritage correlated to the museal space. Milton Santos emphasizes that the roughness is the constructed space, the concrete manifestations of a mode of production, the witness of a moment in the world. Dedicating ourselves to the notion of spatial roughness allow us to better grasp the museal phenomenon by recognizing the museum as a space full of concrete and symbolic dimensions. This is a qualitative research that relies on theoretical elements and aims for a critical analysis capable of fostering new reflections and interpretations. Considering the Lasar Segall Museum, in São Paulo, as an empirical reference, a field research was carried out in order to enable an interactive experience and contextualized interpretations. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Ciências Humanas (ICH) Departamento de Geografia (ICH GEA) |
Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-graduação, 2021. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.