Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Melo, Raquel Maria de | - |
dc.contributor.author | Nascimento Filha, Maria Adélia do | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:53:08Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:53:08Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-09-03 | - |
dc.identifier.citation | Nascimento Filha, Maria Adélia do. Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais: efeito
da formação de classes de equivalência e de regras de resolução. 2021. 90 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento) — Universidade de Brasília, Brasília 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42384 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Processos Psicológicos Básicos, Programa de Pós-Graduação em Ciências do Comportamento, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Foi avaliado o efeito de regras de resolução de problemas escritos de adição e subtração, com
decimais e a incógnita nas posições a, b e c, após a formação de classes de equivalência com
diferentes representações de cada operação (com numerais, com figuras e problemas escritos).
Participaram cinco crianças (10-12 anos) do 5º ano do Ensino Fundamental, com escores no
Pré-Teste Geral (tarefa de lápis e papel) inferiores a 70% de acerto na resolução dos três
formatos de problemas. Nas duas unidades do Programa de Ensino foram realizados treinos
de discriminações condicionais entre representações por figuras e operações com numerais ou
problemas escritos, testes de classes de equivalência, e treino de regras de resolução de
problemas escritos de adição e de subtração com decimais. Os participantes formaram classes
de equivalência e após a Unidade 2 foi verificado, no Pós-Teste Geral, aumento dos escores
na resolução de problemas nos três formatos, de adição e subtração, e com as três posições da
incógnita. Na Unidade 2 foi verificada a necessidade de dividir o ensino de regras de
resolução de problemas que envolvem dezenas, reserva, e alteração da operação para mudar a
incógnita para a posição c. As contingências de ensino programadas ampliam os
conhecimentos sobre o ensino de comportamentos matemáticos e os procedimentos utilizados
podem ser adaptados com potencial de sucesso no contexto escolar. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Problemas aritméticos de adição e subtração com números decimais : efeito da formação de classes de equivalência e de regras de resolução | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Equivalência de estímulos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Treino de regras de resolução | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decimais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adição | pt_BR |
dc.subject.keyword | Subtração | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The effect of written problem-solving rules of addition and subtraction was evaluated, with
decimals and the unknown in positions a, b and c, after forming equivalence classes with
different representations of each operation (with numerals, with figures, and written
problems). Five children (10-12 years old) from the 5th year of elementary school and with
scores on the General Pre-Test (pencil and paper task) of less than 70% correctness in solving
the three problem formats participated. Both units of the Teaching Program have carried out
training on conditional discriminations between representations by figures and operations
with numerals or written problems, tests of equivalence classes, and training on rules for
solving written problems of addition and subtraction with decimals. The participants formed
equivalence classes. After Unit 2, it was verified in the General Post-Test an increase in the
scores in problem-solving, in the three formats of addition and subtraction, and with the three
unknown positions. In Unit 2, it was verified the need to divide the teaching of problem solving rules that involve tens, reserve, and operation alteration to change the unknown to position c. The programmed teaching contingencies expand knowledge about the teaching of mathematical behaviors and the procedures used can be adapted with potential for success in the school context. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|