Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Coutinho, Carlos Luciano Silva | - |
dc.contributor.author | Gollino, Julia Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:47:56Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:47:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | GOLLINO, Julia Santos. Templo românico: implicações estéticas do processo de cristianização da Filosofia Clássica. 2021.,283 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42381 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente Dissertação se coloca em defesa da grande arquitetura e de seu potencial de recriar
realidades humanas, problematizando o caráter condicionante, e por vezes, limitante da religião
cristã em relação às interpretações de arte e arquitetura. Para tanto, é produzida uma revisão do
contexto artístico da Alta Idade Média, de modo a expressar as implicações estéticas do processo
de cristianização da filosofia clássica. Resguardada a qualidade estética artística do estilo
românico, é pressuposto um processo gradual de superação dos discursos teológico e filosófico
pela estética, pois, ainda que esta sirva a resoluções teológico-filosóficas, não depende delas para
se sustentar, desempenhando efeitos na psyche humana à medida que admite novos contextos.
Nesse sentido, ao perpassar a confluência do homem com o espaço, este trabalho evidencia o
raciocínio estético como instrumento de liberdade, demonstrando que uma reeducação estética se
torna uma operação significativa diante de qualquer sistema de pensamento que implique um
“aprisionamento” da psyche humana, voltando-se tanto ao sujeito fruidor, quanto ao arquiteto
enquanto agente produtor do espaço. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Templo românico : implicações estéticas do processo de cristianização da Filosofia Clássica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Filosofia Clássica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cristianismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estética medieval | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arquitetura românica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation stands in defense of great architecture and its potential to recreate human
realities, problematizing the conditioning, and sometimes, limiting character of the Christian
religion in relation to the interpretations of art and architecture. To this end, a review of the artistic
context of the High Middle Ages is produced, in order to express the aesthetic implications of the
Christianization process of classical philosophy. While preserving the aesthetic artistic quality of
the Romanesque style, a gradual process of overcoming the theological and philosophical
discourses by aesthetics is presupposed, for, even though aesthetics serves theological-
philosophical resolutions, it does not depend on them for its sustenance, performing effects on the
human psyche as it admits new contexts. In this sense, by going through the confluence of man
with space, this work highlights the aesthetic reasoning as an instrument of freedom,
demonstrating that an aesthetic re-education becomes a significant operation before any system
of thought that implies an "imprisonment" of the human psyche, focusing both on the subject that
enjoys it and on the architect as a space-producing agent. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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