Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Georgete Medleg | - |
dc.contributor.author | Silva, Ricardo Alexandre Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-22T18:22:56Z | - |
dc.date.available | 2021-11-22T18:22:56Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-22 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ricardo Alexandre Araujo. O acesso à informação nas Forças Armadas e no Ministério da Defesa do Brasil: entre a transparência e a opacidade. 2021. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação)—Universidade de Brasília, Brasília. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42374 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei brasileira de acesso à informação determinou procedimentos de acesso às informações
públicas a serem cumpridos pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios e a ela
subordinando todos os órgãos públicos da administração direta dos Poderes Executivo,
Legislativo e incluindo as Cortes de Contas, o Judiciário e o Ministério Público. A Lei é pautada
pelo princípio da transparência ativa e passiva dos atos públicos. O trabalho teve como objetivo
geral analisar a transparência ativa e passiva no Ministério da Defesa (MD) e nas Forças
Armadas (FAs) à luz da Lei de Acesso à Informação (LAI), por meio da análise de documentos
disponíveis nos portais eletrônicos e das informações de acesso à informação dos órgãos
estudados. A pesquisa teve como objetivo analisar em que medida o acesso à informação no
MD e nas FAs – Exército Brasileiro (EB), Marinha do Brasil (MB) e Força Aérea Brasileira (FAB)
– atende aos princípios da LAI quanto à transparência ativa e passiva. Os procedimentos
metodológicos consistiram em pesquisa nos relatórios dos Serviços de Informação ao Cidadão
(SIC) dos órgãos estudados e nos seus portais eletrônicos, para identificar e sistematizar
procedimentos que indiquem adesão à transparência ativa e passiva ou opacidade dos atos e
decisões dessas instituições. Concluiu que, segundo análises dos portais eletrônicos, o MD
apresentou maior conformidade com a LAI nos aspectos da transparência ativa. Ficou clara a
ausência de listagens de informações classificadas e desclassificadas nos portais do EB e da
MB. Em relação à transparência passiva, os recursos impetrados nas quatro instituições foram,
em sua grande maioria, deferidos logo na primeira instância. A quantidade de acessos
concedidos é menor na Controladoria-Geral da União (CGU) e nenhum dos recursos que
chegaram à Comissão Mista de Reavaliação de Informações (CMRI), instância recursal
prevista na LAI, foram concedidos ou parcialmente concedidos. As FAs apresentaram
conformidade às exigências da LAI em grande parte das análises realizadas, com algumas
falhas encontradas na apresentação de informações nos seus portais eletrônicos e ausência de
informações exigidas na LAI. As desconformidades e ausência de informações prejudicam a
transparência das FAs corroborando indícios de práticas tradicionais de sigilo observadas na
revisão de literatura. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O acesso à informação nas Forças Armadas e no Ministério da Defesa do Brasil : entre a transparência e a opacidade | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lei de Acesso à Informação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transparência pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ministério da Defesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Forças armadas - Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Opacidade informacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comissão Mista de Reavaliação de Informações | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Marques, Márcia | - |
dc.description.abstract1 | The brazilian access to information act determined procedures for accessing public information
to be fulfilled by the Union, States, Federal District and Counties and it subordinates all public
agencies of the direct administration of the Executive and Legislative Powers and including the
Courts of Accounts, the Judiciary and the Public Ministry. The Law is based on the principle of
active and passive transparency of public acts. The work had as general objective the analysis
of an active and passive solution in the Ministry of Defense (MD) and in the Armed Forces (FAs)
considering the Law on Access to Information (LAI), through the analysis of documents
available on web sites and information on access to information from the public agencies
studied. The research aimed to analyze to what extent the access to information in the MD and
in the FAs - Brazilian Army (EB), Brazilian Navy (MB) and Brazilian Air Force (FAB) - complies
with LAI’s principles regarding active and passive transparency. The methodological procedures
consisted of researching the Citizen Information Services (SIC) reports of the public agencies
studied and their web sites, to identify and systematize procedures that indicate adherence to
active and passive transparency or opacity of the acts and decisions of these institutions. It
concluded that, according to the analysis of web sites, the MD showed greater compliance with
the LAI in the aspects of active transparency. The absence of classified and declassified
information listings in the EB and MB web sites was clear. Regarding passive transparency, the
appeals filed at the four institutions were, for the most part, granted at the first instance. The
amounts of access granted are less frequent in the Federal Comptroller General (CGU) and
none of the appeals that reached the Joint Commission for Revaluation of Information (CMRI),
appeal instance provided for in the LAI, were granted or partially granted. The FAs complied in
most of the analyzes performed, with some flaws found in the presentation of information on
their web sites and lack of information required in the LAI. Non-compliance and lack of
information affect the transparency of the FAs, corroborating evidence of traditional practices of
secrecy observed in the literature review. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciência da Informação (FCI) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|