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dc.contributor.advisorCastro, Vanessa Maria de-
dc.contributor.authorZacarias, Laysi da Silva-
dc.date.accessioned2021-11-04T21:19:07Z-
dc.date.available2021-11-04T21:19:07Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.date.submitted2021-07-15-
dc.identifier.citationZACARIAS, Laysi da Silva. Amefricanizando o amor: diálogos entre bell hooks e Lélia Gonzalez. 2021. 148 f., il. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42317-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares, Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é diálogo dos conceitos de amefricanidade em Lélia Gonzalez e amor em bell hooks; portanto, a proposição de amefricanizar o amor. O estudo traz o aspecto de amor que desafia os sistemas de dominação e opressão, contextualizado magistralmente por bell hooks, ao passo que amefricanidade localiza o dialogo a partir da realidade histórica, cultual e política na qual o Brasil se insere. O método utilizado foi o bibliográfico tendo como corpus analítico textos e entrevistas das autoras. Como resultados identifiquei a centralidade da categoria de amor para compreender a produção intelectual de bell hooks, foram identificadas 8 temáticas que propiciam o diálogo entre o conceito de amor e o conceito de amefricanidade: 1) a questão da representação; 2) as definições sobre o amor; 3) o amor na vida de pessoas negras; 4) a recuperação de si mesmo; 5) a comunidade; 6) a espiritualidade; 7) a justiça, e; 8) laço político entre feminino e masculino. Por fim, identifiquei nas fontes do subconsciente negro coletivo como a poesia, a ficção e o drama locus de disputa sobre uma perspectiva amefricana do amor que serve de ferraments para a ampliação do vocabulário político da teoria crítica dos direitos humanos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAmefricanizando o amor : diálogos entre bell hooks e Lélia Gonzalezpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGonzalez, Lélia, 1935-1994- crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordBell hookspt_BR
dc.subject.keywordAmorpt_BR
dc.subject.keywordAmefricanidadept_BR
dc.subject.keywordAncestralidadept_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The goal of this research is to build a dialogue between the concepts of Amefricanity in the work of Lélia Gonzalez and love in bell hooks; hence, the proposition of “Amefricanizing” love. The study identifies the aspects of love that challenge systems of domination and oppression, which are masterfully contextualized by bell hooks, while Amefricanity situates the debate from the historical, cultural, and political reality of the Brazilian context. The applied method was a literature review that included texts and interviews as its analytical corpus. As a result, I identified the centrality of the category of love to understand the intellectual production of bell hooks. 8 themes that enabled the dialogue between the concept of love and the concept of Amefricanity were identified: 1) the issue of representation; 2) the definitions of love; 3) love in the lives of black people; 4) self-recovery; 5) community; 6) spirituality; 7) justice, and; 8) the political bond between the feminine and the masculine. In conclusion, I identified, in the sources of the collective black subconscious, such as poetry, fiction, and drama, the locus of a dispute over an Amefricanity perspective of love that serves as a tool for the expansion of the political vocabulary in critical human rights theory.pt_BR
dc.contributor.emailmailto:laysizacarias@gmail.compt_BR
dc.description.unidadeCentro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadaniapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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