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2021_IgorGuevaraLoyoladeSouza.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMeneses, Pedro Paulo Murce-
dc.contributor.authorSouza, Igor Guevara Loyola de-
dc.date.accessioned2021-11-04T20:13:58Z-
dc.date.available2021-11-04T20:13:58Z-
dc.date.issued2021-11-04-
dc.date.submitted2021-05-28-
dc.identifier.citationSOUZA, Igor Guevara Loyola de. Construção e validação de uma escala de reputação das áreas de recursos humanos na administração pública federal brasileira. 2021. 185 f., il. Tese (Doutorado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42309-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e Gestão Pública, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo, de abordagem quantitativa, se propôs a construir e validar uma escala de reputação das áreas de recursos humanos da Administração Pública brasileira. O constructo “Reputação de RH” foi representado por 3 (três) fatores: confiança, credibilidade e qualidade. A partir desses fatores, foram elaborados 61 itens referentes à medida, os quais foram submetidos à validação teórica. O processo de validação teórica, conduzido por 6 juízes, resultou em 37 itens já com ajustes semânticos. Com esse resultado, procedeu-se à validação empírica dos dados, a qual ocorreu em 2 (dois) estudos distintos e sequenciais com amostras de 308 e 311 respondentes, respectivamente. Participaram deste estudo servidores públicos federais com alocação em órgãos da administração direta ou indireta dos poderes legislativo, executivo, judiciário e independentes. No primeiro estudo, os dados foram submetidos à Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a um modelo Bifactor. Os resultados indicaram uma estrutura com 2 (dois) fatores: a) confiança e credibilidade; e b) qualidade. No segundo estudo, esse instrumento foi submetido à Análise Fatorial Confirmatória (AFC), a qual apresentou estruturas fatoriais adequadas para modelos com um ou dois fatores. Dessa forma, complementou-se a análise com evidências de validade a partir de medidas externas, as quais apontaram para uma interpretação unidimensional da medida da Reputação de RH. Os resultados indicam que a avaliação da reputação de RH é melhor quando analisada por: a) servidores da própria unidade de RH; b) servidores que afirmam ter contato com a unidade de RH; e c) membros da alta gestão. Os resultados também sugerem que a Reputação de RH está positivamente relacionada ao comprometimento e aos comportamentos de cidadania organizacionais, não havendo evidências de relação entre a reputação de RH e a intenção de rotatividade dos membros da unidade. O estudo conclui que a Reputação de RH é uma medida unidimensional, a qual representa as avaliações e os julgamentos emitidos por servidores, gestores e membros da alta gestão acerca das suas expectativas quanto à qualidade dos serviços prestados pelas áreas de gestão de pessoas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleConstrução e validação de uma escala de reputação das áreas de recursos humanos na administração pública federal brasileirapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordReputaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão estratégica de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordAdministração públicapt_BR
dc.subject.keywordAnálise fatorial exploratóriapt_BR
dc.subject.keywordAnálise fatorial confirmatóriapt_BR
dc.subject.keywordModelos bifactorpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study, with a quantitative approach, proposed to build and validate a reputation scale of the human resources areas of the Brazilian Public Administration. The construct “HR Reputation” was represented by 3 (three) factors: trust, credibility and quality. From these factors, 61 items related to the measure were elaborated, which were submitted to theoretical validation. The theoretical validation process, conducted by 6 judges, resulted in 37 items, already with semantic adjustments. With this result, we proceeded with the empirical validation of the data, which occurred in 2 (two) distinct and sequential studies, with samples of 308 and 311 respondents, respectively. Federal workers participated in this study, with allocation to bodies of the direct or indirect administration, of the legislative, executive, judicial and independent powers. In the first study, the data were submitted to Exploratory Factor Analysis (EFA) and a Bifactor model. The results indicated a structure with 2 (two) factors: a) trust and credibility and b) quality. In the second study, this instrument was submitted to Confirmatory Factor Analysis (CFA), which presented adequate factorial structures for models with one or two factors. In this way, the analysis was complemented with evidence of validity from external measures, which pointed to a one-dimensional interpretation of the HR Reputation measure. The results indicate that the HR reputation assessment is better when analyzed by: a) employees of the HR unit itself, b) servers who claim to have contact with the HR unit and c) by members of senior management. The results also suggest that HR Reputation is positively related to commitment and organizational citizenship behaviors. There is no evidence of a relationship between the reputation of HR and the intention of rotating unit members. The study concludes that HR Reputation is a one-dimensional measure, which represents the evaluations and judgments issued by government employees, managers and members of the top management about their expectations regarding the quality of services provided by the people management areas.pt_BR
dc.contributor.emailguevara.igor@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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