Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42226
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_RoseNofal.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorHoffmann, Valmir Emil-
dc.contributor.advisorPires, Daniel Vieira-
dc.contributor.authorNofal, Rose-
dc.date.accessioned2021-11-03T18:56:00Z-
dc.date.available2021-11-03T18:56:00Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.date.submitted2021-06-02-
dc.identifier.citationNOFAL, Rose. Social capital, innovation and entrepreneurial orientation in SME companies: a study on ICT Clusters in Brazil and Spain. 2021. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42226-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO capital social costuma ser visto como um conceito abrangente que aprimora o desempenho corporativo. Este trabalho busca estudar esse conceito multidimensional como uma das chaves para o sucesso das pequenas e médias empresas. Está construindo relacionamentos com parceiros de negócios a fim de aproveitar as vantagens dos recursos limitados disponíveis para eles, com isso em mente. Em mente, a teoria do capital social foi aplicada para esclarecer o efeito de cada dimensão do capital social na inovação e na orientação empreendedora. O estudo foi realizado em dados secundários para confirmar a proposta teórica apresentada por 226 empresas de dois grupos de TIC em (Santa Catarina / Brasil e Barcelona / Espanha). Quanto aos aspectos metodológicos, a abordagem quantitativa foi aplicada para a análise dos dados. Estatísticas descritivas, correlação e análise de regressão múltipla foram utilizadas para testar as hipóteses. Nosso estudo apontou que cada dimensão do capital social tem um impacto positivo na inovação e na orientação empreendedora, mas a dimensão cognitiva tem o maior efeito. Limitações / implicações da pesquisa - Este estudo tem algumas limitações. A primeira é que nossa pesquisa se concentrou apenas no setor de tecnologia da informação e comunicação para testar hipóteses, que podem limitar a disseminação dos resultados para outras indústrias ou setores. Implicações práticas - A sugestão teórica e os resultados obtidos representam uma contribuição para várias linhas de investigação. Este estudo melhora a compreensão do capital social, inovação e orientação empreendedora em empresas de PMEs. Originalidade / Valor - Esta pesquisa enriquece o conhecimento atual ao examinar a relação entre as dimensões de capital social, inovação e orientação empreendedora no contexto das PMEs das TIC.pt_BR
dc.language.isoInglêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSocial capital, innovation and entrepreneurial orientation in SME companies : a study on ICT Clusters in Brazil and Spainpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordCapital socialpt_BR
dc.subject.keywordInovaçãopt_BR
dc.subject.keywordCognitivapt_BR
dc.subject.keywordOrientação empreendedorapt_BR
dc.subject.keywordTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Social capital has often been viewed as a comprehensive concept that enhances corporate performance. This work seeks to study this multi-dimensional concept as one of the keys to the success of small and medium-sized companies. It is building relationships with business partners in order to take advantage of the limited resources available to them, with this in mind. In mind, the social capital theory has been applied to clarify the effect of each dimension of social capital on innovation and entrepreneurial orientation. The study was conducted on secondary data to confirm the theoretical proposal presented by 226 companies from two ICT groups in (Santa Catarina / Brazil and Barcelona / Spain). As for the methodological aspects, the quantitative approach was applied to analyse the data. Descriptive statistics, correlation, and multiple regression analysis were used to test the hypotheses. Our study pointed out that each dimension of social capital has a positive impact on innovation and entrepreneurial orientation, but the cognitive dimension has the biggest effect. Research limitations/implications - This study has some limitations. The first is that our research focused only on the information and communication technology sector to test hypotheses, which may limit the spread of results to other industries or sectors. Practical implications - The theoretical suggestion and the results obtained represent a contribution to many lines of research. This study improves the understanding of social capital, innovation, and entrepreneurial orientation in SMEs companies Originality / Value - This research enriches current knowledge by examining the relationship between the dimensions of social capital, innovation and entrepreneurial orientation in the context of ICT SMEs.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.