Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Hoffmann, Valmir Emil | - |
dc.contributor.advisor | Pires, Daniel Vieira | - |
dc.contributor.author | Nofal, Rose | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-03T18:56:00Z | - |
dc.date.available | 2021-11-03T18:56:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-11-03 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-02 | - |
dc.identifier.citation | NOFAL, Rose. Social capital, innovation and entrepreneurial orientation in SME companies: a study on ICT Clusters in Brazil and Spain. 2021. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42226 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O capital social costuma ser visto como um conceito abrangente que aprimora o
desempenho corporativo. Este trabalho busca estudar esse conceito multidimensional
como uma das chaves para o sucesso das pequenas e médias empresas. Está
construindo relacionamentos com parceiros de negócios a fim de aproveitar as
vantagens dos recursos limitados disponíveis para eles, com isso em mente. Em
mente, a teoria do capital social foi aplicada para esclarecer o efeito de cada
dimensão do capital social na inovação e na orientação empreendedora. O estudo foi
realizado em dados secundários para confirmar a proposta teórica apresentada por
226 empresas de dois grupos de TIC em (Santa Catarina / Brasil e Barcelona /
Espanha). Quanto aos aspectos metodológicos, a abordagem quantitativa foi aplicada
para a análise dos dados. Estatísticas descritivas, correlação e análise de regressão
múltipla foram utilizadas para testar as hipóteses. Nosso estudo apontou que cada
dimensão do capital social tem um impacto positivo na inovação e na orientação
empreendedora, mas a dimensão cognitiva tem o maior efeito.
Limitações / implicações da pesquisa - Este estudo tem algumas limitações. A
primeira é que nossa pesquisa se concentrou apenas no setor de tecnologia da
informação e comunicação para testar hipóteses, que podem limitar a disseminação
dos resultados para outras indústrias ou setores.
Implicações práticas - A sugestão teórica e os resultados obtidos representam uma
contribuição para várias linhas de investigação. Este estudo melhora a compreensão
do capital social, inovação e orientação empreendedora em empresas de PMEs.
Originalidade / Valor - Esta pesquisa enriquece o conhecimento atual ao examinar a
relação entre as dimensões de capital social, inovação e orientação empreendedora
no contexto das PMEs das TIC. | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Social capital, innovation and entrepreneurial orientation in SME companies : a study on ICT Clusters in Brazil and Spain | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capital social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inovação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cognitiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Orientação empreendedora | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologia da informação e da comunicação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Social capital has often been viewed as a comprehensive concept that enhances
corporate performance. This work seeks to study this multi-dimensional concept as
one of the keys to the success of small and medium-sized companies. It is building
relationships with business partners in order to take advantage of the limited
resources available to them, with this in mind. In mind, the social capital theory has
been applied to clarify the effect of each dimension of social capital on innovation and
entrepreneurial orientation. The study was conducted on secondary data to confirm
the theoretical proposal presented by 226 companies from two ICT groups in (Santa
Catarina / Brazil and Barcelona / Spain). As for the methodological aspects, the
quantitative approach was applied to analyse the data. Descriptive statistics,
correlation, and multiple regression analysis were used to test the hypotheses. Our
study pointed out that each dimension of social capital has a positive impact on
innovation and entrepreneurial orientation, but the cognitive dimension has the
biggest effect.
Research limitations/implications - This study has some limitations. The first is that
our research focused only on the information and communication technology sector
to test hypotheses, which may limit the spread of results to other industries or
sectors.
Practical implications - The theoretical suggestion and the results obtained represent
a contribution to many lines of research. This study improves the understanding of
social capital, innovation, and entrepreneurial orientation in SMEs companies
Originality / Value - This research enriches current knowledge by examining the
relationship between the dimensions of social capital, innovation and entrepreneurial
orientation in the context of ICT SMEs. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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