Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42220
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThaisMaraPinheiroFernandes.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A relação entre a diversidade e o comportamento inovador no trabalho : o papel moderador da mudança transformacional
Autor(es): Fernandes, Thais Mara Pinheiro
E-mail do autor: thaisfernandesadm@gmail.com
Orientador(es): Neiva, Elaine Rabelo
Assunto: Comportamento inovador
Diversidade
Mudança transformacional
Inovação organizacional
Data de publicação: 3-Nov-2021
Referência: FERNANDES, Thais Mara Pinheiro. A relação entre a diversidade e o comportamento inovador no trabalho: o papel moderador da mudança transformacional. 2021. 131 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A diversidade não é mais uma escolha para as organizações, assim como o processo de inovação também não é, pois ambos são entendidos como uma fonte de vantagem competitiva sustentável. A diversidade pode ser entendida como a representação de pessoas que possuem diferentes identidades grupais em uma unidade de trabalho, enquanto o comportamento inovador, nível individual da inovação, é definido como a geração, promoção e implementação de novas ideias dentro de uma função de trabalho, grupo ou organização. O Manuscrito 1 apresenta uma revisão de literatura dos estudos empíricos publicados entre os anos de 2015 a 2020 e que avaliavam a relação existente entre a diversidade e a inovação, compreendendo quais as principais variáveis consideradas e os principais resultados obtidos. O Manuscrito 2 apresenta as etapas de adaptação da escala de comportamento inovador no trabalho para o contexto brasileiro e a verificação dos indícios de validade do instrumento para o Brasil. O Manuscrito 3 realiza o teste da relação entre fatores de diversidade – Orientação Universal ao Diverso (UDO), sexo, idade e tempo de serviço – e o comportamento inovador no trabalho, com moderação da mudança transformacional. O método estatístico utilizado para o testar essa relação foi a modelagem por equações estruturais. Os manuscritos apresentam novos conhecimentos sobre a diversidade e a inovação, o instrumento adaptado pode facilitar diagnósticos organizacionais e estudos futuros sobre comportamento inovador no país. A seção de Consideração Finais relata as principais contribuições, limitações e sugestões de pesquisas futuras.
Abstract: Diversity is no longer a choice for associations, nor is the innovation process either, as both are understood as a source of sustainable competitive advantage. Diversity is defined as a representation of people who have different group identities in a work unit, while innovative behavior, individual innovation level, is defined as the generation, promotion and implementation of new ideas within a work function, group or organization. Manuscript 1 presents a literature review of empirical studies published between 2015 and 2020, which assessed the relationship between diversity and innovation, understanding the main variables and the main results obtained with the empirical studies. Manuscript 2 presents the steps of adapting the innovative work behavior scale to the Brazilian context and the verification of the instrument's validity evidence for Brazil. Manuscript 3 tests the relationship between diversity factors – Universal-Diverse Orientation (UDO), gender, age and years of service - and innovative behavior at work, with transformational change moderation. The statistical method used to test this relationship structural equation modeling. The three manuscripts contribute with new knowledge about diversity and innovation; the adapted instrument facilitate organizational diagnoses and future researches on innovative behavior in the country. The final considerations section consolidates the main contributions, limitations and suggestions for future research.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.