Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42207
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2021_CarlosdaVeigaFeitoza.pdf7,87 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorCastro, Beatriz Magalhães-
dc.contributor.authorFeitoza, Carlos da Veiga-
dc.date.accessioned2021-11-03T17:59:03Z-
dc.date.available2021-11-03T17:59:03Z-
dc.date.issued2021-11-03-
dc.date.submitted2021-06-16-
dc.identifier.citationFEITOZA, Carlos da Veiga. Música Caipira, Protestantismo e suas relações: de Cornélio Pires até as duplas pentecostais. 2021.158 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42207-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa trata da relação entre a Música Caipira e o Protestantismo em dois períodos distintos da história do Brasil, observada a partir de seus representantes: Cornélio Pires (1900-1930) e as duplas Curió e Canarinho e Mineiro e Mineirinho (1960- 1990). No primeiro período observaremos como o Protestantismo, estabelecido definitivamente com a chegada dos primeiros missionários europeus e estadunidenses no século XIX, trouxe sua contribuição para a construção da Música Caipira como produto cultural brasileiro. No segundo período veremos como é estabelecida essa nova relação entre a Música Caipira e o Protestantismo, a partir de acontecimentos como o fluxo migratório das populações rurais para as cidades e o espantoso crescimento do Pentecostalismo nas periferias das urbes. Se no primeiro período a Música Caipira se serve do Protestantismo para seu estabelecimento na cultura, veremos que no segundo período é o Protestantismo que se serve da Música Caipira para seu estabelecimento no País, fazendo seu uso para fins religiosos conversionistas e proselitistas. Os artistas citados – Cornélio Pires e as duplas Curió e Canarinho e Mineiro e Mineirinho – foram escolhidos como representantes dos movimentos que se deram na história do País, nos períodos citados. Para alcançar o objetivo proposto, serão analisados registros musicais e historiográficos dos dois períodos, por meio de análises de gravações fonográficas, bibliografia e pesquisas de campo.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleMúsica Caipira, Protestantismo e suas relações : de Cornélio Pires até as duplas pentecostaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordMúsica caipirapt_BR
dc.subject.keywordProtestantismopt_BR
dc.subject.keywordPires, Cornélio, 1884-1958pt_BR
dc.subject.keywordCurió e Canarinhopt_BR
dc.subject.keywordMineiro e Mineirinhopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This research deals with the relationship between Brazilian Folk Music and Protestantism in two distinct historical periods, and as perceived respectively from two of their representatives: Cornélio Pires (1900-1930) and the duo Curió and Canarinho (1960- 1990). In the first part, we will discuss Protestantism’s subtle apport to the construction of “Caipira” Music as a Brazilian cultural product, established after the arrival of the first European and American missionaries in 19th century. In the second part, we will discuss the development of a new relationship between Música Caipira and Protestantism, in connection with events such as the migratory flow of rural populations to urban centers, and the amazing growth of Pentecostalism in these center’s peripheries. If in the first period, Caipira Music uses Protestantism for its cultural establishment, we will notice its reversal in the second period, as Protestantism makes use of Caipira Music for its own establishment at a broader national level, making use of it for religious, conversionist and proselytizing purposes. The aforementioned artists – Cornélio Pires and the Curió and Canarinho duo – were chosen as representatives of the movements they engendered in the history of the country during the two periods selected. To achieve the proposed goal, musical and historiographic records of the two periods will be examined, through the analysis of phonographic recordings, selected bibliography and field research.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42207/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.