Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42197
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FranciscoGabrielAlvesdaSilva.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLeal, Sayonara de Amorim Gonçalves-
dc.contributor.authorSilva, Francisco Gabriel Alves da-
dc.date.accessioned2021-10-28T20:44:56Z-
dc.date.available2021-10-28T20:44:56Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.date.submitted2021-08-13-
dc.identifier.citationSILVA, Francisco Gabriel Alves da. “Ser diferente é normal”: a expressividade do self de pessoas autistas em mídias sociais da internet e suas lutas por reconhecimento. 2021. 156 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42197-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractApesar das dificuldades de comunicação e de socialização em interações face a face, pessoas autistas têm encontrado nas mídias sociais da internet a oportunidade para a expressividade de seu self, com base em narrativas que evocam a aceitação da diferença como característica da diversidade humana. Trata-se de uma luta pelo reconhecimento social do sujeito autista, a partir de demandas identitárias orquestradas pelo desejo de viver conforme a originalidade de cada self. Nesta dissertação, apresentamos percursos de reconhecimento de personagens que narram na internet suas experiências enquanto pessoas autistas, as quais encontram em espaços virtuais o lócus para testarem as próprias capacidades de expressão e comunicação, testemunhando modos particulares de vivenciarem a sua neurodiversidade. Como suporte teórico, o trabalho se apropria das contribuições de autores da sociologia, filosofia e psicologia, entre eles, George Mead (1981), Charles Taylor (2011), Paul Ricoeur (2014), e Axel Honneth (2009), na tentativa de explorar a relação da teoria social com abordagens que deslocam o sujeito da perspectiva do self neuronormativo para aquela do self neurodiverso. O percurso metodológico adotou a etnografia virtual em quatro páginas de mídias sociais da internet administradas por adultos autistas. Analisamos o conteúdo publicado nesses espaços durante o período de abril a setembro de 2020. Além disso, foram aplicados roteiros de entrevistas narrativas com os autistas responsáveis por esses perfis na internet, a fim de delimitar os acontecimentos e marcadores sociais que dão embasamento ao processo de construção da identidade pessoal. A análise dos dados nos permitiu o levantamento de oito tipos de temas suscitados na narrativa digital dos autistas, incluindo desde o relato de dificuldades cognitivas do transtorno no dia a dia, até as experiências de capacitismo, os desafios e limites impostos pelas estruturas sociais em seus funcionamentos, os efeitos do reconhecimento de si mesmo para a aceitação da identidade autista, bem como a agenda de lutas pela inclusão social e empoderamento sob o registro da neurodiversidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.title“Ser diferente é normal” : a expressividade do self de pessoas autistas em mídias sociais da internet e suas lutas por reconhecimentopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSelf autistapt_BR
dc.subject.keywordIdentidade autistapt_BR
dc.subject.keywordLuta por reconhecimentopt_BR
dc.subject.keywordMídias digitaispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1Despite the difficulties of communication and socialization in face-to-face interactions, autistic people have found the opportunity to express their self in social media on the internet, based on narratives that evoke the acceptance of difference as a characteristic of human diversity. It is a struggle for social recognition of the autistic subject, based on identity demands orchestrated by the desire to live according to the originality of each self. In this dissertation, we present paths of recognition of characters who narrate their experiences on the internet as autistic people, who find in virtual spaces the locus to test their own expression and communication skills, witnessing particular ways of experiencing their neurodiversity. As theoretical support, the work appropriates the contributions of authors from sociology, philosophy and psychology, among them, George Mead (1981), Charles Taylor (2011), Paul Ricoeur (2014), and Axel Honneth (2009), in an attempt to explore the relationship of social theory with approaches that shift the subject from the perspective of the neuronormative self to that of the neurodiverse self. The methodological approach adopted virtual ethnography in four internet social media pages managed by autistic adults. We analyzed the content published in these spaces during the period from April to September 2020. In addition, narrative interview scripts were applied with the autistic people responsible for these profiles on the internet, in order to delimit the events and social markers that support the process of construction of personal identity. Data analysis allowed us to survey eight types of themes raised in the digital narrative of autistic people, ranging from the report of cognitive difficulties of the disorder in their daily lives, to the experiences of capacitation, the challenges and limits imposed by the social structures in their functionings, the effects of self-recognition for the acceptance of the autistic identity, as well as the agenda of struggles for social inclusion and empowerment under the register of neurodiversity.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Ciências Sociais (ICS)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Sociologia (ICS SOL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.