Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Lucindo, Pedro Henrique Malheiros | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T20:22:37Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T20:22:37Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-06 | - |
dc.identifier.citation | LUCINDO, Pedro Henrique Malheiros. Infância participativa?: as avaliações das crianças do "Programa Educação com Movimento" da rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 101 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42191 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem por objetivo analisar a participação das crianças nas
avaliações do Programa Educação com Movimento (PECM). Os objetivos
específicos consistem em identificar as perspectivas das crianças sobre as
atividades desenvolvidas no PECM, bem como possibilitar reflexões sobre os
sentidos e os significados dessas avaliações. Para tanto, a pesquisa tem uma
abordagem de natureza qualitativa e baseia-se em fontes documentais. O
percurso metodológico pauta-se na análise de conteúdo, que permite observar
as diversas informações sobre o fenômeno estudado. Os documentos
utilizados para análise são as avaliações estudantis, que se encontram
disponíveis no item Avaliação dos portfólios produzidos pelos professores
regentes do Programa. Com base nessas informações, são apresentadas as
perspectivas das crianças em relação às ações pedagógicas do PECM.
Cumpre ressaltar que a busca por sentidos e significados, a partir das fontes
desta pesquisa, gera de um tensionamento referente ao instrumento utilizado
pelo Programa e permite vislumbrar ações em prol da qualidade da participação
infantil em processos avaliativos que envolvam seus pontos de vista. É
oportuno observar também que o material pesquisado limita a participação e o
acesso mais profundo às informações do universo infantil. Diante disso,
destaca-se ainda que é de suma importância não limitar a participação infantil
nessas avaliações e considerar, de forma significativa, a inclusão desse público
nos processos avaliativos educacionais. A conclusão deste estudo aponta para
uma relação entre Educação Física e infância que deve estar inserida em uma
agenda educacional mais ampla e que estimule diversas ações e reflexões.
Além disso, esta pesquisa viabiliza outras possibilidades de estudos que
abordem vertentes da prática pedagógica com crianças e proporciona outros
debates relativos ao contexto infantil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Infância participativa? : as avaliações das crianças do "Programa Educação com Movimento" da rede pública de ensino do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação Física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Criança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Educação com Movimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The main propose of this research is to analyze the participation of children in
the evaluations of the Education With Movement Program. The specific goals
are to identify the children's perspectives on the activities developed at the
Program mentioned above, as well as to reflect on the meanings and
perceptions of these assessments. In order that, the research has a qualitative
approach and is based on documentary sources. The methodological trial is
based on content analysis that allows observing the several information about
the studied case. The documents used for analysis are student evaluations,
which is one of the instruments that is part of the evaluation item present in the
portfolios of the Program's governing teachers. The perspectives that the
children are able to achieve on the pedagogical actions of the Program, are
presented as a result. The search for meanings and perceptions about the
evaluations, allows to tension the Program's instrument and allows to glimpse
actions in favor of the quality of the children's participation in the evaluations
that involve their points of view. However, it is observed that these assessments
limit participation and deeper access to information from the children's universe.
It is also notable that it is of supreme importance not to limit child participation
and to consider, in a significant way, the inclusion of children in the evaluation
of educational processes. Finally, when thinking about Physical Education and
childhood, this relationship is part of a broader educational plan, which
stimulates numerous actions and reflections. Furthermore, it makes possible
other study possibilities that address aspects of pedagogical practice with
children and provides other debates within the context of childhood. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|