Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42188
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ThiagoLuizRodriguesGomes.pdf16,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Programa para identificação exaustiva de recorrências em grande : quantidade de música : aplicação em 155 sonatas de Domenico Scarlatti
Autor(es): Gomes, Thiago Luiz Rodrigues
Orientador(es): Pereira, Flávio Santos
Assunto: Recorrências
Análise computacional
Domenico Scarlatti
Data de publicação: 28-Out-2021
Referência: GOMES, Thiago Luiz Rodrigues. Programa para Identificação Exaustiva de Recorrências em Grande: Quantidade de Música : Aplicação em 155 sonatas de Domenico Scarlatti. 2021. 183 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento, funcionamento e resultados de um programa para identificação exaustiva de recorrências em grande quantidade de música. Os resultados são sobre 155 sonatas do compositor italiano Domenico Scarlatti (1685-1757), todas que puderam ser encontradas na internet em formato viável. A motivação para o desenvolvimento do programa surgiu da experiência ao piano com a impressionante quantidade de sonatas compostas por Scarlatti. Relacionadas ao programa desenvolvido, são apresentadas uma análise quantitativa das citações das sonatas de Scarlatti em Kirkpatrick e Sutcliffe e um banco de dados construído das sonatas de Scarlatti. No processo são discutidas complexidades acerca da percepção auditiva de recorrências nas músicas e suas representações, tanto na partitura como em formatos digitais. O Programa identifica recorrências no repertório que, de forma manual, são virtualmente impossíveis de serem identificadas na mesma quantidade e precisão.
Abstract: This work presents the development, functioning and results of a program for exhaustive identification of recurrences in large amounts of music. The results are of 155 sonatas by the Italian composer Domenico Scarlatti (1685-1757), all that could be found on the internet in a viable format. The motivation for developing the program came from the experience on the piano with the impressive number of sonatas composed by Scarlatti. Related to the program are presented a quantitative analysis of the citations of Scarlatti's sonatas in Kirkpatrick and Sutcliffe and a database of Scarlatti's sonatas. In the process are discussed complexities about the auditory perception of recurrences in music and their representations, both in the score and in digital formats. The program identifies recurrences in the repertoire that, by hand, are virtually impossible to be identified in the same quantity and precision.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Música (IdA MUS)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Música
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.