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2021_José CordeiroNeto.pdf1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorMonteiro, Fábio Ferreira de-
dc.contributor.authorCordeiro Neto, José-
dc.date.accessioned2021-10-28T18:57:59Z-
dc.date.available2021-10-28T18:57:59Z-
dc.date.issued2021-10-28-
dc.date.submitted2021-07-29-
dc.identifier.citationCORDEIRO NETO, José. Sequência de ensino investigativa: tópicos do magnetismo no ensino híbrido utilizando ferramentas de acessibilidade. 2021. 114 f., il. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42182-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Física, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física, Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda tópicos do magnetismo no ensino remoto utilizando ferramentas de acessibilidade para alunos com deficiência visual inseridos em escolas regulares de ensino. A pesquisa, de cunho qualitativo, se organizou no formato de sequência didática na forma de uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI), com o objetivo de analisar suas potencialidades no Ensino de Física, especificamente em tópicos do magnetismo para uma turma do terceiro ano do ensino médio. A fundamentação teórica utilizada adveio da teoria sociocultural de Lev Vygotsky e da Sequência de Ensino Investigativa proposta por Carvalho (2013). Na metodolo- gia foram utilizadas maquetes táteis-visuais que representaram os ímãs, a bússola, as forças de atração e a repulsão magnética, o campo magnético terrestre, as linhas de campo magnético e a força magnética ampliaram os horizontes dos alunos em relação ao conteúdo, efetivando a par- ticipação tanto dos deficientes visuais como também dos alunos videntes. Por fim, pode-se evi- denciar que a utilização desses recursos juntamente com estratégias didáticas adequadas con- tribui efetivamente para a inclusão de alunos com deficiência visual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSequência de ensino investigativa : tópicos do magnetismo no ensino híbrido utilizando ferramentas de acessibilidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino remotopt_BR
dc.subject.keywordMagnetismopt_BR
dc.subject.keywordMaquete tátil-visualpt_BR
dc.subject.keywordSequência de ensino investigativapt_BR
dc.subject.keywordTeoria socioculturalpt_BR
dc.subject.keywordAluno com deficiência visualpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work addresses topics of magnetism in remote teaching using accessibility tools for visu- ally impaired students in regular schools. The research, of a qualitative nature, was organized in the format of a didactic sequence in the form of an Investigative Teaching Sequence (SEI), with the objective of analyzing its potential in the Teaching of Physics, specifically, in topics of magnetism for a third-year high school class. The theoretical foundation used came from the socio-cultural theory of Lev Vygotsky and the Investigative Teaching Sequence proposed by Carvalho (2013). In the methodology, tactile-visual models were used, which represented the magnets, the compass, the magnetic attraction and repulsion forces, the terrestrial magnetic field, the magnetic field lines and the magnetic force, which expanded the students' horizons in relation to the content, efecti -vading the participation of both the visually impaired and sighted students. Finally, it can be seen that the use of these resources together with adequate teaching strategies effectively contributes to the inclusion of students with visual impairment.pt_BR
dc.contributor.emailnetojosecor@gmail.compt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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