Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Weller, Wivian | - |
dc.contributor.author | Netto Ribeiro, Júlia Medeiros | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-28T18:38:23Z | - |
dc.date.available | 2021-10-28T18:38:23Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-28 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-25 | - |
dc.identifier.citation | NETTO RIBEIRO, Júlia Medeiros. Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental: iniciativas para o seu enfrentamento no RS e MS. 2021. 219 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42178 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Pesquisa Gerações e Juventude
(Geraju) e da linha de pesquisa Estudos Comparados em Educação (Ecoe) do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB). O estudo objetiva compreender o
fenômeno da distorção idade-série a partir de dois projetos voltados para o atendimento de
jovens na retomada de suas trajetórias escolares. Trata-se de uma pesquisa social reconstrutiva
cujo trabalho empírico contou com a realização de grupos de discussão com estudantes
participantes dos projetos Trajetórias Criativas (TC) e Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA),
desenvolvidos no Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, respectivamente, ambos voltados
para o enfrentamento à distorção idade-série de jovens de 15 a 17 anos matriculados no ensino
fundamental. A utilização do Método Documentário de Interpretação possibilitou a reconstrução
das orientações coletivas dos estudantes em distorção idade-série. O estudo parte da
compreensão do fenômeno da distorção idade-série apoiada numa perspectiva mais sistêmica
do processo educacional, apontando a importância de considerar questões históricas, sociais,
culturais, políticas, econômicas e geracionais que contribuem para a manutenção dessa
situação. A partir da apresentação do cenário brasileiro em relação à distorção idade-série, à
reprovação e ao abandono escolar, esta pesquisa pontua a necessidade de desenvolvimento de
políticas educacionais específicas para os jovens em situação de distorção idade-série, bem
como a necessidade do estabelecimento de um olhar específico para os anos finais do ensino
fundamental, etapa em que há maior incidência das altas taxas de distorção idade-série. As
análises das orientações coletivas evidenciam que todos os jovens participantes dos grupos de
discussão reconhecem a importância da escola para que consigam um futuro melhor e
identificam no projeto a possibilidade de recuperar o tempo perdido, retornando para o percurso
em que deveriam estar e, também, para aqueles que abandonaram, representada pela chance
de voltar a estudar. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Distorção idade-série nos anos finais do ensino fundamental : iniciativas para o seu enfrentamento no RS e MS | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Juventude | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Projeto Avanço do Jovem na Aprendizagem (AJA) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias de aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distorção idade-série | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This present masters thesis was developed within the research group Generations and Youth
(Geraju) and in the Comparative Studies in Education (Ecoe) research area of the Post-Graduate
Program of the School of Education of the University of Brasília (UnB). The study tries to
comprehend the phenomenon of age-grade distortion from the perspective of two projects aimed
at assisting young people in resuming their school trajectories. This is a social reconstructive
research, whose empirical work included the conduction of discussion groups with students
participating in the Creative Paths (TC) and Youth Advance in Learning (AJA) projects, developed
in Rio Grande do Sul and Mato Grosso do Sul, respectively both aimed at facing the age-grade
distortion of young people aged 15 to 17 years enrolled in elementary school. The use of the
Documentary Method of Interpretation made it possible to reconstruct the collective orientations
of students in age-grade distortion. The study understands the phenomenon of age-grade
distortion based on a more systemic perspective of the educational process, pointing out the
importance of considering historical, social, cultural, political, economic and generational issues
which contribute to the perpetuation of this situation. The Brazilian scenario in relation to age-
grade distortion, repetition and dropping out of school, points out the need for developing specific
educational policies for youths in situations of age-grade distortion, as well as the need for
establishing a specific attention for the lower secondary education, a stage that concentrates
higher incidence of age-grade distortion rates. The analyzes of the collective orientations
identified that all participants of the discussion groups recognizes the importance of the school to
achieve a better future and identify the project as a possibility of making up for lost time, returning
to the path they should be on, and also for those who dropped out, represented the chance to
return to school. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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