Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Brito, Rodrigo Pinto de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Marcos Roberto Santos | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-26T18:11:44Z | - |
dc.date.available | 2021-10-26T18:11:44Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-08-26 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Marcos Roberto Santos. A desapercebida diferença entre “elemento” e “causa material” na Metafísica de Aristóteles. 2021. 84 f., il. Dissertação (Mestrado em Metafísica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/42173 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Metafísica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação se volta para a apresentação da hipótese de que há
uma falta de identificação entre os termos “elemento” e “causa material” na Metafísica de
Aristóteles, bem como para o tratamento de uma das questões mais relevantes a ser
respondida. Esta é: como se deve considerar a evidente identificação entre “elemento” e
“causa material” na análise que Aristóteles faz dos seus predecessores no livro Alfa da
Metafísica? Visto que a nossa hipótese defende justamente a diferença conceitual entre os
dois termos, resolver esta questão é essencial. Para chegarmos a esta resolução seguimos a
tese de Timothy J. Crowley (2013), que afirma, dentre outras coisas, que fogo, terra, água e
ar, como pensados pelos naturalistas anteriores a Aristóteles, se identificam ao que o próprio
Aristóteles considerou como fogo, terra, água e ar apenas por meio da homonímia. Para além
do nome, os dois grupos de corpos não se classificam como sendo da mesma espécie. Aqueles
postulados pelos naturalistas se referem aos corpos diretamente observáveis pelos sentidos, e,
portanto, compostos. Quando se referem a fogo, querem dizer aquele de um fogão, por
exemplo. Enquanto Aristóteles se refere a um fogo simples considerado como meio termo
entre ser e não ser sensível. Quando, em sua análise da teoria de seus predecessores no De
Generatione et Corruptione II. 3, Aristóteles afirma que fogo, terra, água e ar são corpos
compostos, ele está realizando um procedimento semelhante ao que vemos na Metafísica A 3,
a partir do qual é possível, erroneamente, supor uma identificação entre os conceitos de
elemento e causa material. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A desapercebida diferença entre “elemento” e “causa material” na Metafísica de Aristóteles | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aristóteles | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metafísica | pt_BR |
dc.subject.keyword | elemento | pt_BR |
dc.subject.keyword | causa material | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present dissertation focus on the presentation of the hypothesis that
there is a lack of identification between the terms "element" and "material cause" in
Aristotle's Metaphysics, as well as for the treatment of a of the most relevant questions to be
answered. This is: how should the evident identification between "element" and "material
cause" be considered in Aristotle's analysis of his predecessors in the book Alpha of
Metaphysics? Since our hypothesis precisely defends the conceptual difference between the
two terms, resolving this issue is essential. To arrive at this resolution, we followed the thesis
of Timothy J. Crowley (2013), who states, among other things, that fire, earth, water and air,
as thought by the naturalists before Aristotle, identify with what Aristotle himself considered
as fire, earth, water and air only through homonymy. Apart from the name, the two groups of
bodies are not classified as being of the same species. Those postulated by naturalists refer to
bodies directly observable by the senses, and therefore composed. When they refer to fire,
they mean that of an oven, for example. Whereas Aristotle refers to a simple fire considered
as a middle ground between being and not being sensitive. When, in his analysis of the theory
of his predecessors in De Generatione et Corruptione II. 3, Aristotle claims that fire, earth,
water and air are composite bodies, he is performing a similar procedure that we see at the
Metaphysics A 3, from which it is possible, mistakenly, to suppose an identification between
the concepts of element and material cause. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Metafísica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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