Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42171
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LorenaMoreiraFernandesdeMoraes.pdf756,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Psicodinâmica do Trabalho e Práticas de Gestão : Estudo com Gestores de uma Universidade Pública
Autor(es): Moraes, Lorena Moreira Fernandes de
Orientador(es): Facas, Emílio Peres
Assunto: Psicodinâmica do Trabalho
Práticas de Gestão
Sofrimento no Trabalho
Gestão
Gestores
Data de publicação: 26-Out-2021
Referência: MORAES, Lorena Moreira Fernandes de. Psicodinâmica do Trabalho e Práticas de Gestão: Estudo com Gestores de uma Universidade Pública. 2021.170 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O objetivo desta dissertação foi descrever a relação entre a psicodinâmica do trabalho do gestor e suas práticas de gestão. Para isso, participaram 5 gestores e 18 trabalhadores pertencentes às equipes desses gestores, foram realizadas 15 entrevistas e aplicou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados apontaram, entre outras coisas, para a ocorrência de uma gestão solitária, para a possível falta de um coletivo de trabalho entre os gestores, para o uso de estratégias de defesa de negação e de racionalização e para os desafios com o home office. Em relação às práticas de gestão, pode- se observar os espaços de discussão incorporados de diferentes formas; uma tradução das diretrizes preocupada com a reação da equipe; a função de filtrar para a equipe o que vem da hierarquia superior, e o inverso também; a importância da cooperação na coordenação; e a necessidade de o gestor atuar como facilitador e não como centralizador. Em relação ao impacto da psicodinâmica do trabalho do gestor em suas práticas de gestão, percebeu-se que as práticas de gestão adotadas eram uma resposta às dificuldades vivenciadas no trabalho, como o atravessamento do urgente, a forma de gerir dos superiores, as ordens com as quais o gestor não concordava, os processos de mudança morosos, a falta de diretriz, a falta de capacitação e as constantes mudanças. A partir do exposto, faz-se necessário que a organização do trabalho do gestor seja alvo de transformação, por meio do coletivo formado pelos gestores e suas chefias.
Abstract: The objective of this work is to describe the relation between the manager’s work and their managing practices. For that, 5 managers and 18 employees who work to these managers’ teams were involved, 15 interviews were realized and we used Bardin’s content analysis technique. The results that were found led, among others things, to the occurrence of a lonely management, to the possible lack of a collective work among the managers, to the usage of denial and rationalization defense strategies and to challenges with home office. About the managing practices, we could observe the incorporated discussion spaces in different ways; a translation of directors that are worried about their teams’ reactions; the function of filtering whatever comes from the superior hierarchy to the team and also the opposite; the importance of cooperation in coordinating; and the need of the manager in a role as facilitator and not as a centralizer. In relation to the impact of the manager’s work psychodynamics in their managing practices, it was noticed that the managing practices adopted were an answer to the difficulties faced at work, such as facing the urgent, the way of managing adopted by the superiors, the orders the manager did not agree with, the slow changing processes, the lack of guidelines, the lack of capacitation and the constant changes. From the above mentioned, it is necessary that the manager’s work organization may be a target for transformation through the collective, which is formed by the manager and their superiors.
Unidade Acadêmica: Instituto de Psicologia (IP)
Departamento de Psicologia Social e do Trabalho (IP PST)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.