Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/42169
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_KellydoCarmoBarbosa.pdf858,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Caminhos, morte e vida : Presença feminina na trilogia teatral Red in Blue de Léonora Miano
Autor(es): Barbosa, Kelly do Carmo
Orientador(es): Reis, Maria da Glória Magalhães dos
Assunto: Figura feminina
Léonora Miano
Morte
Teatro
Tráfico transatlântico de pessoas
Referência: BARBOSA, Kelly do Carmo. Caminhos, morte e vida: Presença feminina na trilogia teatral Red in Blue de Léonora Miano. 2021.98 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Uma trilogia que apresenta crenças e histórias da África subsaariana através do teatro é o objeto de análise neste trabalho. A dissertação começa com uma breve apresentação das três peças, seguida de uma análise sobre a fábula e a estrutura delas. Em seguida, são analisadas as personagens femininas e suas falas e os diferentes espaços da trilogia. Por fim, há uma reflexão a respeito dos temas presentes na obra, sendo eles, as crenças ancestrais, o tráfico transatlântico de pessoas e o caminho da morte. Para essas discussões, foram utilizados como base os teóricos do teatro como Brecht, Ryngaert, Sarrazac e Pavis. A respeito das reflexões temáticas, foram estudados Césaire, Fanon, Mbembe e Miano. Trata-se aqui de enredos que podem ser encenados separadamente em qualquer ordem cronológica. O objetivo é verificar as possíveis relações entre as peças e seus encadeamentos. Ao final dos estudos, podemos concluir que Red in Blue mostra-se capaz de mudar o olhar sobre eventos históricos, destacando de formas distintas os temas citados anteriormente.
Abstract: A trilogy that presents sub-Saharan African beliefs and stories through theatre is the object of analysis in this study. The dissertation begins with a brief presentation of the three pieces, followed by an analysis of the fable and its structure. Then, female characters, their speeches and the different spaces of the trilogy are analyzed. At last, there is an argumentation on the themes presented in the work, namely, ancestral beliefs, transatlantic human traffic and the path of death. For these discussions, theater theorists such as Brecht, Ryngaert, Sarrazac and Pavis were used as a basis. Regarding thematic debate, Césaire, Fanon, Mbembe and Miano were studied. These are plots that can be staged separately in any chronological order. The objective was to verify the possible relationship between these pieces and their catenation. At the end of the paper, we could conclude that Red in Blue is capable of changing the perspective of historical events, highlighting the themes mentioned above in different ways.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.