Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42133
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTIGO_ModosAdesaoAbrangencia.pdf787,64 kBAdobe PDFView/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAmiel, Tel-
dc.contributor.authorPezzo, Thiago-
dc.contributor.authorCruz, Leonardo Ribeiro da-
dc.contributor.authorOliveira, Luísa Antunes-
dc.date.accessioned2021-10-13T18:04:14Z-
dc.date.available2021-10-13T18:04:14Z-
dc.date.issued2021-08-29-
dc.identifier.citationAMIEL, Tel et al. Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. DOI: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e80582. Perspectiva, Florianópolis, v. 39, n. 3, jul./set. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/80582. Acesso em: 13 out. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42133-
dc.description.abstractÉ crescente a presença de plataformas e serviços de empresas privadas de software no ensino público. Isso traz à tona preocupações que incluem a autonomia tecnológica de redes e instituições, o tratamento de dados estratégicos e sensíveis e a privacidade de alunos, professores, gestores e responsáveis. No entanto, ainda pouco sabemos sobre a extensão dessas parcerias e o teor desses acordos. Este trabalho apresenta uma análise das parcerias estabelecidas entre instituições públicas de ensino superior e redes de ensino com duas empresas associadas ao chamado ‘capitalismo de vigilância’. O trabalho partiu de solicitações realizadas via Lei de Acesso à Informação às secretarias de educação de estados e instituições públicas de ensino superior no Brasil. Os resultados indicam adesão massiva a esses serviços e pouca clareza quanto ao teor das parcerias. Por fim, os dados permitiram a validação e aprimoramento de um script que faz a coleta automática de dados e permite uma visualização atualizada do capitalismo de vigilância na educação brasileira.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherCentro de Ciências da Educação da UFSCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleOs modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileirapt_BR
dc.title.alternativeThe modes of adoption and the pervasiveness of surveillance capitalism in Brazilian educationpt_BR
dc.title.alternativeLos modos de adhesión y la difusión del capitalismo de vigilancia en la educación brasileñapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino públicopt_BR
dc.subject.keywordEconomia da informaçãopt_BR
dc.subject.keywordTecnologia educacionalpt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/2175-795X.2021.e80582pt_BR
dc.description.abstract1Public education has seen a surge in the presence of platforms from large private software companies. This in turn has raised concerns in regards to technological autonomy of school systems and institutions, the treatment of strategic and sensitive data, and the privacy of students, teachers,administrators, and legal guardians. However, we know little about the extent of these partnerships and the substance of these agreements. This article presents data on partnerships established between higher education institutions and state educational systems with two companies associated with 'surveillance capitalism': Google and Microsoft. The work is based on requests made via the Access to Information Law (LAI). The results indicate massive adherence to cloud services offered by these businesses and little clarity in regards to the content of the partnerships. Finally, the data allowed for the validation and improvement of a script that automatically collects data and allows for an up-to-date visualization of surveillance capitalism in Brazilian education.pt_BR
dc.description.abstract2La presencia de plataformas y servicios de empresas privadas de software en la educación pública es cada vez mayor. Esto plantea preocupaciones que incluyen la autonomía tecnológica de las redes de enseñanza e instituciones, el tratamiento de datos estratégicos y sensibles, y la privacidad de los estudiantes, profesores, administradores y tutores. Todavía sabemos poco sobre el alcance de estas asociaciones y el contenido de estos acuerdos. Este trabajo presenta datos sobre la adhesión de las instituciones públicas de educación superior brasileñas y los departamentos de educación estatales a los servicios educativos de dos empresas asociadas al llamado "Capitalismo de Vigilancia", Google y Microsoft. El trabajo hizo uso de informaciones obtenidas a través de solicitudes mediante la Ley de Acceso a la Información de Brasil (LAI). Los resultados indican una adhesión masiva a los servicios "en la nube" de las empresas y poca información acerca de los modos de adhesión a los servicios. Por último, los datos permitieron validar y mejorar un script que recoge automáticamente los datos y permite tener una visión mas completa y actualizada del capitalismo de vigilancia en la educación brasileña.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1775-1148pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6928-0862pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0383-4460pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9190-4950pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Métodos e Técnicas (FE MTC)-
Appears in Collections:Artigos publicados em periódicos e afins

Show simple item record " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/jspui/handle/10482/42133/statistics">



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.