Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Menezes, Rafael Terra de | - |
dc.contributor.author | Rosa, Thiago Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-30T13:20:38Z | - |
dc.date.available | 2021-08-30T13:20:38Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-30 | - |
dc.date.submitted | 2021-07-08 | - |
dc.identifier.citation | ROSA, Thiago Mendes. Three essays about Brazilian public polices: broadband internet and political outcomes; effects of Pronatec; and returns to technical education. 2021. 168 f., il. Tese (Doutorado em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41964 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa tese contém três ensaios independentes sobre políticas públicas no Brasil.
No primeiro ensaio, investigamos a relação entre a velocidade de internet banda larga fixa e os resultados
eleitorais no Brasil (2008, 2010 e 2012). Utilizando uma estratégia de identificação robusta, um RDD aplicado
à implementação do programa Backhaul, exploramos saltos na velocidade da internet de acordo com o
tamanho da população dos municípios. Os resultados indicam que não há relação entre a velocidade da
internet e variáveis eleitorais – participação, percentual de votos brancos ou nulos, percentual de votos em
partidos de esquerda, percentual de votos ou orçamento de partidos pequenos ou candidatos jovens. Esses
resultados divergem das relações positivas/negativas reportadas anteriormente, geralmente aplicadas a
democracias com background institucional distinto daquele observado no Brasil, o que sugere que tal relação
entre internet e resultados eleitorais pode não se aplicar em todos os contextos.
No segundo ensaio, avaliamos o impacto de um programa de treinamento profissional de curta duração
(Pronatec) na empregabilidade e nos salários, no curto, médio e longo prazo, bem como "efeitos de
transbordamento". Aproveitando as regras do programa, comparamos participantes com não-participantes
por motivos involuntários (como excesso de procura por matrícula ou cancelamento de turma). Nossa base
quase-experimental é associada a um rico registro administrativo, o qual contém as variáveis de resposta no
mercado formal de trabalho, cobrindo o período de 2010 a 2019 e mais de quatro milhões de pessoas. Os
resultados, para um desemprego de curta duração, indicam efeitos positivos logo após o término do programa
(seis meses), duradouro até o sétimo ano (em geral, uma razão de chances entre 16% e 20% maior de estar
empregado), com padrão similar para os salários. O percentual de concluintes em um mercado de trabalho
específico impacta negativamente as chances de emprego e salário no curto prazo, sugerindo efeitos de
transbordamento do Pronatec. Além disso, as estimativas indicam uma importante heterogeneidade, com
efeitos menores mulheres, e efeitos maiores para os jovens e nenhum efeito para cursos auto demandados.
Finalmente, o Pronatec parece ser altamente econômico, com um retorno de R$ 1,89 para cada R$ 1,00
gasto.
No terceiro ensaio, estimamos o retorno da educação técnica no Brasil entre 2007 e 2018. Utilizando um rico
registro administrativo do mercado de trabalho formal (RAIS), construímos um painel com todos os
trabalhadores formais de 2007, seguindo-os até 2018. A identificação dos trabalhadores foi realizada com
base no Catálogo Nacional de Ocupações Técnicas. Adicionalmente, utilizamos as duas rodadas da Pesquisa
Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre educação técnica (2007 e 2014). Os resultados sugerem
um prêmio salarial positivo e significante – entre 21,3% e 24,9% para os trabalhadores em ocupação técnica,
controlando para todas as variáveis observáveis disponíveis (escolaridade, idade, tamanho da firma, setor
econômico e tempo no emprego). Mesmo restringindo nossa amostra para jovens trabalhadores (18 anos)
com ensino médio no início do período – perfil escolar necessário para uma ocupação técnica – o resultado
se mantém, mas em uma magnitude menor (entre 5,8% e 7,8%). Contudo, os dados cross-section sugerem
a inexistência de prêmio salarial para a geração jovem de 2014 e, portanto, coortes podem ser afetados de
maneira distinta por esse tipo de educação. Considerando-se os benefícios encontrados, a educação técnica
parece ser custo-efetiva caso demande até R$ 8.595,10 por mês (a uma taxa de desconto de 6% ao ano). | pt_BR |
dc.language.iso | Inglês | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Three essays about Brazilian public polices : broadband internet and political outcomes; effects of Pronatec; and returns to technical education | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Internet | pt_BR |
dc.subject.keyword | Eleições | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emprego | pt_BR |
dc.subject.keyword | Salários | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação técnica | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Zoghbi, Ana Carolina | - |
dc.description.abstract1 | This thesis has three independent essays about regarding public policies in Brazil.
In the first essay, we investigate the relationship between broadband internet velocity and election outcomes
in Brazil (2008, 2010 and 2012). Using a robust identification strategy, a RDD applied to the roll out of Backhaul
program, we explore jumps in internet velocity according to population size as identification strategy. Results
indicate no relationship between internet speed and political outcomes – turnout, blank and null percentage
votes, left parties vote share, small party or young candidate vote share and campaign budget. Our findings
diverge from some positive/negative results reported before, usually applied to democracies with institutional
backgrounds distinct of the one observed in Brazil, suggesting that the relationship between internet and
electoral outcomes does not apply everywhere.
In the second essay, we evaluate the impact of a Brazilian short training program (Pronatec) on employment
and wages, in short, mid, and long runs, as well spillover effects. Taking advantage of program’s rules, we
compare participants with non-participants due to involuntary reasons (like over subscription or cancellation of
classes). Our quasi-experimental database is linked to a rich administrative data to collect outcomes in the
formal labor market, covering the 2010 to 2019 period and almost 4 million people. Results, for a short
unemployment spell, indicate positive effects right after the training conclusion (six months) lasting until the
seventh year (between 16% and 20% higher odds to be employed than control in most periods), with similar
pattern observed for wages. The share of concluders in a specific formal labor market negatively impacts the
employment chances and wages in the short run, suggesting spillover effects due to Pronatec. Also, estimates
indicate important heterogeneity, with lower results for women, stronger effects for youth and no effects for
self-demand training. Finally, the program seems to be highly economical, returning R$ 1.89 for each R$ 1
spent.
In the third essay, we estimate the return to technical education in Brazil between 2007 and 2018. A rich
administrative record of formal labor market (RAIS) allows us to construct a panel of all formal workers in 2007,
following them until 2018. Identification of workers was based on National Catalog of Technical Occupations.
Also, we use the two waves (2007 and 2014) of National Household Survey (PNAD), about technical
education, to further investigate. Results suggests a positive and significant wage premium – between 21.3%
and 24.9% in favor of workers in technical occupation/with technical education, controlling for other available
observable variables (schooling, age, firm size, economic sector, and job spell). Even restricting our sample
to young workers (18 years-old) having high school diploma in the beginning of period – profile required for a
technical occupation – positive and significant wage premium remains, but in a lower magnitude (between
5.8% and 7.8%). However, cross-section data suggest no wage premium for the young generation of 2014
and, hence, cohorts are affected distinctly by technical education. Taking into consideration the benefits found,
technical education seems to be cost-effective if it costs up to R$ 8,595.10 monthly (at a 6% annual interest
rate). | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Economia (FACE ECO) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Economia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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