Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Toledo, Evelyn Jeniffer de Lima | - |
dc.contributor.author | Dantas, Ângela Maria Morais | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-25T17:43:27Z | - |
dc.date.available | 2021-08-25T17:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-24 | - |
dc.identifier.citation | DANTAS, Ângela Maria Morais. Clube de Ciências remoto: uma proposta motivadora nada remota. 2021. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41919 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Ensino de Química não é trivial, pois demanda do aluno uma visão macro, micro e
a interpretação de diversos símbolos para que este seja letrado cientificamente. As
dificuldades encontradas no processo de aprendizagem podem ocasionar a
desmotivação do discente e do professor. Nessa perspectiva, faz-se necessário a
utilização de diferentes estratégias para que o aluno se sinta motivado no processo
de apropriação dos saberes culturalmente estabelecidos. Assim, o objetivo deste
trabalho foi implementar um Clube de Ciências de maneira exclusivamente remota,
em uma escola pública do Distrito Federal e avaliar a contribuição da implementação
na motivação autorregulada em aprender. Dessa forma, utilizamos a teoria das
Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) e da autodeterminação de Deci e Ryan
(1985), que fala da regulação da motivação quando as NPB de autonomia,
competência e pertencimento são fortalecidas. A metodologia se deu de forma híbrida,
com instrumentos qualitativos e quantitativos. Foi utilizada a Plataforma Google Sala
de Aula na implementação do Clube de Ciências e o Google Formulário como
ferramenta para coleta de dados. Dois questionários foram utilizados para coleta de
dados, um objetivo e o outro subjetivo, e na análise das respostas observamos que o
Clube de Ciências exclusivamente remoto pode ser uma estratégia para motivar os
alunos na apropriação de saberes, porém encontramos problemas decorrentes ao
acesso à internet, pois muitos alunos tinham dificuldades de acesso nos encontros
síncronos, tendo como consequência o enfraquecimento das NPB, principalmente no
sentimento de pertencimento. Quando o contexto restritivo, impeditivo acabar,
propomos que o Clube ocorra de forma híbrida para que as relações de pertencimento
sejam fortalecidas entre os clubistas. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Clube de Ciências remoto : uma proposta motivadora nada remota | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Clube de Ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motivação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria da autodeterminação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégia didática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Chemistry teaching is not trivial, as it demands from the student a macro and micro
vision and the interpretation of several symbols so that he/she can be scientifically
literate. Difficulties encountered in the learning process can lead to demotivation for
students and teachers. From this perspective, it is necessary to use different strategies
so that the student feels motivated in the process of appropriating culturally established
knowledge. Thus, the objective of this work was to implement a Science Club in an
exclusively remote way, in a public school in the Federal District, and to evaluate the
contribution of the implementation in the self-regulated motivation to learn. Thus, we
use the theory of Basic Psychological Needs (NPB) and self-determination by Deci and
Ryan (1985), which speaks of the regulation of motivation when the NPB of autonomy,
competence and belonging are strengthened. The methodology took place in a hybrid
way, with qualitative and quantitative instruments. The Google Classroom Platform
was used in the implementation of the Science Club and Google Form was used as a
tool for data collection. Two questionnaires were used for data collection, one objective
and the other subjective, and in the analysis of the answers we observed that the
exclusively remote Science Club can be a strategy to motivate students in the
appropriation of knowledge, but we encountered problems arising from access to the
internet, as many students had access difficulties in synchronous meetings, resulting
in the weakening of the NPB, especially in the sense of belonging. When the restrictive,
impeditive context ends, we propose that the Club occur in a hybrid way so that the
relationships of belonging are strengthened among the club members. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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