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Título: Ariel e Corola : a seiva descalça no solo poético de Sylvia Plath e Claudia Roquette-Pinto
Autor(es): Menezes, Aline Jesus de
Orientador(es): Schwantes, Cíntia Carla Moreira
Coorientador(es): Namorato, Luciana Camargo
Assunto: Poesia
Plath, Sylvia, 1932-1963 - crítica e interpretação
Roquette-Pinto, Claudia, 1963- crítica e interpretação
Crítica literária feminista
Data de publicação: 25-Ago-2021
Referência: MENEZES, Aline Jesus de. Ariel e Corola: a seiva descalça no solo poético de Sylvia Plath e Claudia Roquette-Pinto. 2021. 179 f. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O corpus literário que constitui o nosso objeto de estudo é composto por poemas de Ariel (1965) e Corola (2000), de Sylvia Plath e Claudia Roquette-Pinto, respectivamente. Com base na leitura aproximada de poemas selecionados e com o auxílio de um aporte teórico dos estudos de gênero, o objetivo principal é alcançar interpretação possível para a hipótese de que Plath e Roquette-Pinto, duas poetas reveladas no século XX, dão a ver questões atuais e fundamentais para o debate sobre mulheres e literatura, considerando a linguagem poética utilizada por elas. De um lado, a poeta estadunidense é facilmente vinculada à crítica literária feminista; de outro, notamos que há certa reticência da crítica literária no Brasil em relacionar a poeta brasileira à poesia feminina, como se a qualidade poética de Roquette-Pinto corresse o risco de ser reduzida, caso a vinculássemos a uma escrita de mulheres. Opinião que, para nós, só reforça a necessidade de compreendermos que a experiência da mulher em uma sociedade patriarcal implica outros tipos de criação poética e literária. Assim, propusemos as expressões “seiva descalça” e “solo poético” como metáforas para discutir a intersecção entre a poeta dos Estados Unidos e a do Brasil.
Abstract: The corpus that constitutes our object of study is composed by poems from the books Ariel (1965) and Corola (2000), by Sylvia Plath and Claudia Roquette-Pinto, respectively. Through a close reading of selected poems, and supported by the theoretical approach provided by Gender Studies, the main goal of our study is to achieve an interpretation that supports the hypothesis that Plath and Roquette-Pinto, two poets that emerged in the twentieth century, reveal fundamental questions on women and literature, considering the poetic language they utilize. On the one hand, the US born poet is easily linked to feminist literary criticism; on the other hand, Brazilian critics are reticent to link Claudia Roquette-Pinto to a women’s poetry, as if the quality of her writing would, as a consequence, diminish. An opinion such as that, in our view, reinforces the need for a better understanding of women’s experience in a patriarchal society, which implies another kind of poetical and literary creation. Thus, we proposed the expressions “helpless sap” and “poetic ground” as metaphors to discuss the intersection between the American and the Brazilian poet.
Unidade Acadêmica: Instituto de Letras (IL)
Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Literatura
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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