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2021_HanielHenriqueVieiradeQueiroz.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorAbreu, Delmary Vasconcelos de-
dc.contributor.authorQueiroz, Haniel Henrique Vieira de-
dc.date.accessioned2021-08-25T02:59:32Z-
dc.date.available2021-08-25T02:59:32Z-
dc.date.issued2021-08-24-
dc.date.submitted2021-05-27-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Haniel Henrique Vieira de. Dimensões da musicobiografização na perspectiva de três professores de música: um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimese. 2021. 123 f., il. Dissertação (Mestrado em Música)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41898-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Música, Programa de Pós-Graduação Música em Contexto, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objeto de estudo os processos de musicobiografização de três professores de música a partir de suas pesquisas realizadas no mestrado em música da Universidade de Brasília – UnB. O objetivo principal da pesquisa consistiu em compreender como esses profissionais vêm refigurando-se com suas pesquisas nas práticas músico-educativas. O referencial teórico está centrado na teoria da tríplice mimese de Paul Ricoeur – prefiguração, configuração e refiguração – no tempo e narrativa, também utilizada no processo de análise da pesquisa. A abordagem utilizada foi a pesquisa (auto)biográfica cuja fonte foi a Entrevista Narrativa (Auto)Biográfica com três coparticipantes. As dimensões musicobiográficas, advindas das narrativas (auto)biográficas geraram uma análise que se configurou mediante a cooperação mútua dos três coparticipantes nas ações musico-educativas com os (e)efeitos da formação com a pesquisa. Tais (e)feitos são capazes de fazer emergir um si mesmo como um outro na alteridade, como é o caso da cooperação mútua entre o campo da Educação Musical e da pesquisa (auto)Biográfica – campos fertilizadores de teorias biográficas para a formação musical dos indivíduos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDimensões da musicobiografização na perspectiva de três professores de música : um estudo com narrativas (auto)biográficas à luz da tríplice mimesept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPráticas músico-educativaspt_BR
dc.subject.keywordNarrativas autobiográficaspt_BR
dc.subject.keywordMusicobiografizaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The object of study of this work is the musicobiographical process of three music teachers. It is based on the research carried out on their master's degree in music education at the University of Brasília – UnB. The main objective of this research is to understand how these professionals reshape themselves through their own researches in music education practices. The theoretical reference is centered on Paul Ricoeur’s theory of triple mimesis (prefiguration, configuration and refiguration) in time and narrative, that is also used on this research’s analytical process. The approach used was the (self) biographical research, whose sources were interviews made with the three participants. The dimensions of musicobiographization that arising from the participants (self) biographical narratives, generated analytical material that was configured in mutual cooperation with the three participants’ music education actions and the effects of their academic formation within the research. Such effects are able to make one emerge as another in otherness,pt_BR
dc.contributor.emailhanielhenrique@hotmail.compt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Música (IdA MUS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
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