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Título: Os gêmeos de Cândido Godói : um estudo sobre aproximações entre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Científica
Autor(es): Boeing-Duarte, Flávia Tocci
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Coorientador(es): Klautau-Guimarães, Maria de Nazaré
Assunto: Educação científica
Representações sociais
Gemelaridade
Ensino de ciências
Cândido Godói
Data de publicação: 23-Ago-2021
Referência: BOEING-DUARTE, Flávia Tocci. Os gêmeos de Cândido Godói: um estudo sobre aproximações entre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Científica. 2021. 229 f., il. Tese (Doutorado em Educação em Ciências)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Objetivou-se com este estudo vislumbrar possibilidades de aproximar a Teoria das Representações Sociais (TRS) e a Educação Científica (EC), por meio da investigação da gênese e da construção das Representações Sociais sobre o fenômeno da gemelaridade por professores de Ciências de uma escola em Cândido Godói, afim de contribuir com processos formativos. Buscamos respostas para a seguinte questão: Em que medida a aproximação entre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Científica poderia contribuir com o corpo teórico-metodológico do Ensino de Ciências? Considerando o caso dos gêmeos de Cândido Godói como um estudo de caso, delimitou-se a trajetória do levantamento de dados a partir de três frentes: i) análise de textos midiáticos de circulação local; ii) avaliação de textos científicos sobre estudos na região, ambos configurados em uma análise documental e, por fim, iii) análise dos discursos de um grupo de professores de Ciências da rede estadual do Rio Grande do Sul. Após tabulação e interpretação dos dados, amparada na Análise Textual Discursiva, constatou-se os seguintes resultados: (1) a análise documental dos textos midiáticos revelou predominância da função difusão com evidência do themata: hipótese do gene; (2) na avaliação dos textos científicos predominou a ideia do efeito fundador, associada a ocorrência de casamentos consanguíneos, que teriam provocado o aumento da frequência do alelo P72 do gene TP53, como explicação plausível ao fenômeno na região; (3) na análise do discurso dos professores, observou-se a predominância de questões genéticas como explicação para a gemelaridade, logo uma Representação Social estabelecida a partir de textos midiáticos. Conclui-se que a construção dessas representações se estabelece a partir de paradigmas figurativos que emergem de construções históricas atinentes à Ciência e Tecnologia. Assim a interconexão entre a Teoria das Representações Sociais e a Educação Científica pode ser um recurso teórico-metodológico para a compreensão desses valores internalizados, que comprometem processos formativos com vistas a cidadania em Paulo Freire.
Abstract: The objective of this study was to visualize possibilities to approximate the Social Representation Theory and the Scientific Education through the genesis and the construction of the social representation investigation on the twinning phenomenon by Science Teachers in Cândido Godói (CG). We seek to answer the following question: In what extent could the approximation between Social Representation Theory and Scientific Education contribute to the theoretical body of Science Teaching? The path of data collection was delimited into three fronts, considering the twins of Cândido Godói as a case study: (i) analysis of media texts of local circulation; (ii) evaluation of scientific texts on studies in the region, both configured in a documentary analysis and, finally, (iii) analysis of a science teacher group discourses from Rio Grande do Sul state network. The following results were verified after tabulation and interpretation of the data on Discursive Textual Analysis: (1) documentary analysis of media texts revealed a predominance of diffusion function with the evidence of themata: gene hypothesis; (2) in the evaluations of scientific texts, the idea of a genetic founder effect predominates, associated with the occurrence of consanguineous marriages. These marriages would have caused an increase in the frequency of the P72 allele of TP53 gene, as a plausible explanation for the phenomenon in the region; and (3) in the analysis of the science teachers’ discourse, genetic issue prevailed as an explanation for the twinning phenomenon, therefore, a social representation established from media texts. It was concluded that the construction of these representations is established from figurative paradigms the emerge from historical constructions related to science and technology. Thus, the interconnection between a Social Representation Theory and the Scientific Education can be a theoretical-methodological resource for understanding the internalized values which compromises formative processes with views citizenship in Paulo Freire.
Unidade Acadêmica: Instituto de Química (IQ)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Química, Instituto de Física, Faculdade UnB Planaltina, Faculdade de Educação, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
Agência financiadora: Programa de Apoio à Pós-Graduação (PROAP)/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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