Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ramos, Ana Adelina Lôpo | - |
dc.contributor.author | Aguiar, Lucas Correia | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-19T12:56:28Z | - |
dc.date.available | 2021-08-19T12:56:28Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-19 | - |
dc.identifier.citation | AGUIAR, Lucas Correia. Ver, julgar, agir e rever para acolher: uma abordagem sociocognitiva no ensino de português brasileiro como língua de acolhimento. 2021. 119 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41811 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Programa de Pós-Graduação em Linguística, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nesta dissertação, investigo de que maneira se faz a integração entre as macroestratégias e as
estratégias composicionais, retiradas do modelo de processamento textual de Van Dijk (2004
[1999]), revisitado por Lôpo-Ramos (2007), para a (in)compreensão de gêneros da linguagem
como recurso metodológico significativo em situações simulacro às da prática social, ao mapear
indícios de competência metagenérica em produções escritas a partir de vivências orais em sala
de aula virtual de leitura e produção de textos com migrantes venezuelanos em situação de
refúgio, estudantes de português brasileiro como língua de acolhimento. O trabalho apresenta
como eixo teórico as perspectivas sociointeracional e sociocognitiva. Para análise das
produções, escolhi a metodologia qualitativa, incorporando a pesquisa-ação proposta por Tripp
(2005), por redundar na metáfora escolhida tanto para o título quanto para a disposição dos
capítulos: ver, julgar, agir, rever e celebrar. O corpus deste trabalho é composto por seis textos
elaborados por colaboradores, num grupo focal online, que são transcritos e analisados a partir
das escolhas teórico-metodológicas apresentadas ao longo da obra. Foi possível verificar, neste
trabalho, então, i) a análise de conjuntura de refúgio no mundo, partindo do relato bíblico do
êxodo, incluindo discussões acerca de legislações específicas para pessoas em situação de
refúgio no Brasil; ii) as construções teóricas em contexto de segunda língua que se aplicam ao
caso da língua de acolhimento, incluindo a discussão das competências sociocognitiva,
sociointeracional e metagenérica; iii) a associação do contexto sócio/intercultural à experiência
simulacro com os gêneros da linguagem; e iv) a proposição de parâmetros para o trabalho
pedagógico com gêneros, servindo a aprendizes de background linguístico-cultural similar ao
do público-alvo colaborador da pesquisa. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ver, julgar, agir e rever para acolher : uma abordagem sociocognitiva no ensino de português brasileiro como língua de acolhimento | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | (Multi)letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estratégias cognitivas de processamento de texto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Português brasileiro como língua de acolhimento | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In this dissertation, I look into, by mapping evidence of metageneric competence in written
productions from oral experiences in a virtual classroom for reading and producing texts with
Venezuelan migrants in a refuge, scholars of Brazilian Portuguese as a host language, how
integration between macrostrategies and compositional strategies, taken from Van Dijk's text
processing model (2004), revisited by Lôpo-Ramos (2007), for an (mis)understanding of
language genres as a significant methodological resource in situations simulating that of social
practice. The work presents as a theoretical axis as socio-interactional and socio-cognitive
perspectives. For the analysis of the productions, I chose the qualitative methodology,
incorporating an action research proposed by Tripp (2005), as it results in the metaphor chosen
for both the title and the layout of the chapters: see, judge, act, review and celebrate. The corpus
of this work is composed of six texts written by collaborators, in an virtual focus class, which
are transcribed and analyzed based on the theoretical-methodological choices configured
throughout the work. It was possible to verify, in this work, then, i) an analysis of the situation
of refuge in the world, including about specific legislation for people in a situation of refuge in
Brazil; ii) theoretical constructions in the context of a second language that apply to the case of
the host language, including the discussion of socio-cognitive, socio-interactional and
metageneric skills; iii) association of the socio / intercultural context with the simulacrum
experience with the genres of language; and iv) the proposal of parameters for pedagogical
work with genres, serving learners with a linguistic-cultural background similar to the target
audience that collaborates with the research. | pt_BR |
dc.contributor.email | correia.lucas@live.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (IL LIP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Linguística | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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