Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ávila, Mário Lúcio de | - |
dc.contributor.author | Cabral, Rafael de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-18T15:26:35Z | - |
dc.date.available | 2021-08-18T15:26:35Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-18 | - |
dc.date.submitted | 2021-06-16 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Rafael de Freitas. Ideias e atores sociais: os programas estaduais de aquisição de alimentos da agricultura familiar. 2021. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41796 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação analisa os programas de comercialização de produtos da agricultura
familiar instituídos pelos governos estaduais, com ênfase nas ideias e nos atores sociais
presentes no processo de discussão, construção e institucionalização de tais políticas
públicas. Desde meados da década de 1990, o Brasil construiu uma miríade de políticas
públicas voltadas para a agricultura familiar, com destaque àquelas com a finalidade de
garantir o acesso ao crédito, assistência técnica e extensão rural e o acesso aos mercados
institucionais. No âmbito dos mercados institucionais foram instituídos o Programa de
Aquisição de Alimentos (PAA); a determinação de utilização de, pelo menos, 30% dos
recursos federais para a compra de alimentos da agricultura familiar no Programa
Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e a Política de Garantia de Preços Mínimos
para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). Tais políticas foram
responsáveis pela abertura de um importante mercado para os agricultores familiares, ao
mesmo tempo que atuavam para garantia da Segurança Alimentar e Nutricional. No
entanto, nos últimos anos os recursos orçamentários destinados ao PAA foram sendo
sistematicamente reduzidos, provocando reação dos movimentos sociais para a
recomposição dos orçamentos em nível federal, bem como a construção de alternativas
de mercados institucionais em outros níveis de governo. Tendo a abordagem cognitiva
como o principal referencial teórico, e se valendo de análises documentais e entrevistas,
foram mapeadas todas as iniciativas de mercados institucionais para agricultura familiar
instituídas nas esferas estaduais. Observaram-se nestas iniciativas, o grau de
institucionalização e as modalidades de operacionalização dos programas, governança e
controle social, apoio à agroecologia e fomento à participação de mulheres na
comercialização dos alimentos. Os resultados revelaram uma grande heterogeneidade
entre as experiências, inovações e similaridades com o PAA e a circulação de ideias
agroecológicas na maior parte dos estados. De modo a compreender com maior
profundidade a criação das ideias e a interação entre os atores sociais, observaram-se os
fóruns e arenas presentes ao longo do processo de criação do Programa Estadual de
Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Pecafes) do
Rio Grande do Norte. Foram identificados a presença de cinco fóruns, a saber: fórum de
comunicação política; fórum da agricultura familiar; fórum da agroecologia; fórum do
feminismo solidário; e o fórum da segurança alimentar e nutricional. A partir da
compreensão das ideias e dos atores presentes em cada fórum, percebeu-se a disputa
entre três referenciais: valorização da agricultura familiar, central e hegemônico;
valorização dos empreendimentos de mulheres organizados sob a economia solidária; e
por último a demonstração da capacidade política do governo estadual de construir
políticas públicas, em oposição ao nível federal. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ideias e atores sociais : os programas estaduais de aquisição de alimentos da agricultura familiar | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mercados institucionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança alimentar e nutricional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agricultura familiar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation analyzes the programs of commercialization of products of family
agriculture instituted by the state governments, with emphasis on the ideas and the
social actors present in the process of discussion, construction and institutionalization of
such public policies. Since the mid-1990s, Brazil has built a myriad of public policies
aimed at family farming, with emphasis on those aimed at guaranteeing access to credit,
technical assistance and rural extension and access to institutional markets. Within the
scope of institutional markets, the Food Acquisition Program (PAA) was instituted; the
determination to use at least 30% of federal resources for the purchase food from family
farming in the National School Meals Program (Pnae) and the Minimum Price
Guarantee Policy for Sociobiodiversity Products (PGPM-Bio). Such policies were
responsible for opening an important market for family farmers, while acting to
guarantee Food and Nutritional Security. However, in recent years the budgetary
resources solutions to the PAA have been systematically reduced, causing social
movements to react to the rebuilding of budgets at the federal level, as well as the
construction of institutional market alternatives at other levels of government. With the
cognitive approach as the main theoretical framework, and using documentary and
informed analysis, all the institutional market initiatives for family farming instituted in
the state spheres were mapped. These initiatives were observed, the degree of
institutionalization and the modalities of operationalization of the programs, governance
and social control, support for agroecology and fostering the participation of women in
the commercialization of food. The results revealed a great heterogeneity between the
experiences, innovations and similarities with the PAA and the circulation of
agroecological ideas in most states. In order to understand more deeply the creation of
ideas and the interaction between social actors, the forums and arenas present
throughout the process of creating the State Program for Government Procurement of
Family Farming and Solidarity Economy (Pecafes) were observed in Rio Grande do
Norte. The presence of five forums, one saber, was identified: political communication
forum; family farming forum; agroecology forum; solidarity feminism forum; and the
food and nutrition security forum. Based on the understanding of the ideas and actors
present in each forum, the dispute between three references is examined: valuing family
farming, central and hegemonic; valorization of the enterprises of women organized
under the solidarity economy; and finally, the demonstration of the capacity of the state
government to build public policies, in relation to the federal level. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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