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Título: Método de escolha, dimensionamento e avaliação do desempenho de tuneladoras
Outros títulos: Tunneling boring machines choosing, sizing and performance evaluating method
Autor(es): Oliveira, Matheus Silva de
E-mail do autor: matheus.s.o15@gmail.com
Orientador(es): Assis, André Pacheco de
Assunto: Tuneladoras
Método de desempenho
Túneis
Data de publicação: 18-Ago-2021
Referência: OLIVEIRA, Matheus Silva de. Método de escolha, dimensionamento e avaliação do desempenho de tuneladoras. 2021.xv,128 f., il. Dissertação (Mestrado em Geotecnia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O crescente aumento no transporte de insumos pelo globo gera um constante aumento na demanda por de estradas e rodovias, as quais, normalmente, demandam túneis. A partir disso, foi necessária a criação de mecanismos para diminuir recalques superficiais, cumprimento de prazos e custos para escavação, com isso veio o advento das tuneladoras, a qual exerce esse papel de maneira única. A criação das tuneladoras, por sua vez, ocasionou outros problemas como, por exemplo, o alto custo inicial para sua implementação assim como a elaboração de métodos para prever o desempenho desses equipamentos antes mesmo de irem a campo. Essas metodologias conseguem ser bem implementadas e estabelecidas em seus países de origem, necessitando o estudo e aprimoramento em demais localidades. Esse trabalho consiste na aplicação dos métodos de desempenho á tuneis hipotéticos e a um caso estudo. Valeu-se das seguintes metodologias: NTNU, RME, Qtbm e CSM. Diante das várias respostas dos métodos utilizou-se a taxa de avanço para efetuar a comparação entre eles, o que é comum para todos. Os túneis hipotéticos foram gerados a partir de geologias conhecidas, com valores básicos estimados a partir de resultados médios encontrados na literatura. Já o caso estudo foram valores obtidos de uma obra que já foi executada. Outro ponto importante para esses equipamentos são mecanismos como torque na cabeça de corte, discos de corte e ainda o mecanismo de reação e avanço. Esse ponto é delicado por se tratar de segredo de fabricante, encontrando apenas recomendações de órgãos de alguns países, entre eles o Grupo de Trabalho 14 (WG-14), onde listam recomendações para tal. Os métodos foram bem empregados e admitem uma adaptabilidade e empregabilidade desde que se tenha estudos detalhados da região a ser escavado o túnel e o equipamento que irá realizar a obra. Por se tratar de uma experimentação hipotética pode-se dizer que os resultados foram satisfatórios para um melhor entendimento das metodologias e seus procedimentos.
Abstract: The increasing increase in the transport of inputs across the globe generates a constant growth of roads and highways, which normally require tunnels. From there, it was necessary to create mechanisms to reduce surface settlements, compliance with deadlines and costs for excavation, with the advent of tunneling machines, which play this role in a unique way. The creation of tunneling machines in turn caused other problems, such as the high initial cost for their implementation, as well as the elaboration of methods to predict the performance of this equipment even before going to the field. These methodologies can be well implemented and established in their countries of origin, requiring study and improvement in other locations. This work consists in the application of different performance methods on hypothetical tunnels and a case study. It used the following methodologies: NTNU, RME, Qtbm and CSM. In view of the various responses of the methods, the rate of advance was used to make the comparison between them, which is common for all. From know geologies, with basic values estimated from average results found in the literature, hypothetical tunnels were generated. Values obtained from an already executed tunneling work were used to the case study. Another important point for these equipments are mechanisms such as torque in the cutting head, cutting discs and also the reaction and advance mechanism. This point is delicate because it is a manufacturer's secret, finding only recommendations from agencies in some countries, among them the Working Group 14 (WG-14), where they list recommendations for this. The methods were well used and admit adaptability and employability as long as there are detailed studies of the region to be excavated, the tunnel and the equipment that will carry out the work. As it is a hypothetical experimentation, it can be said that the results were satisfactory for a better understanding of the methodologies and their procedures.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Geotecnia
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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