Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41758
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FernandaFreiresMirandaGualberto.pdf1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira Neto, José Carneiro da Cunha-
dc.contributor.authorGualberto, Fernanda Freires Miranda-
dc.date.accessioned2021-08-17T16:46:09Z-
dc.date.available2021-08-17T16:46:09Z-
dc.date.issued2021-08-17-
dc.date.submitted2021-02-22-
dc.identifier.citationGUALBERTO, Fernanda Freires Miranda. Análise de eficiência das unidades acadêmicas da Universidade de Brasília. 2021. 68 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/41758-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar a eficiência nas unidades acadêmicas da Universidade de Brasília (UnB), no período de 2014 a 2018. Neste intuito foi empregada a análise envoltória de dados (DEA), cujas variáveis de entrada (input) e de saída (output) foram selecionadas a partir de três métodos de seleção de variáveis para análise DEA: método I-O Stepwise exaustivo completo, método multicritério combinatório inicial e método multicritério combinatório por cenários. Empregaram-se então três inputs (quantidade de alunos ingressantes, orçamento e quantidade de alunos matriculados) e um output (quantidade de alunos formados), para analisar a eficiência das 26 unidades acadêmicas em dois contextos propostos: Contexto 1 - que as avalia mediante uma medida de eficiência para cada um desses 5 anos, executando 5 análises DEA, uma para um dos anos de análise; e Contexto 2 – que executa uma única análise DEA, mas considera uma mesma DMU em anos distintos, como DMUs diferentes, tratando as 26 DMUs nos cinco anos propostos, como 130 DMUs diferentes. Observou-se a partir dos 2 contextos propostos, que no máximo 15% das DMUs são eficientes em qualquer um deles. No Contexto 1, em qualquer um dos anos, 50% têm ineficiência moderada ou forte; no Contexto 2, o mais discriminatório deles, o percentual de DMUs ineficientes de forma moderada ou forte é ainda maior, cerca de 81%. Destacam-se alguns resultados, como a frequência de ocorrências da DMU IP na fronteira de eficiência, bem como a ineficiência forte apresentada pela DMU IF, nos dois contextos analisados.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de eficiência das unidades acadêmicas da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEficiênciapt_BR
dc.subject.keywordAnálise envoltória de dadospt_BR
dc.subject.keywordUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.subject.keywordMétodos de seleção de variáveispt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This study proposed identifying and analyzing the efficiency in the academic units of the University of Brasília (UnB) from 2014 to 2018. For this purpose, the data envelopment analysis (DEA) was used, whose input and output variables were selected from three variables selection methods for DEA analysis: complete, exhaustive I-O Stepwise method, initial combinatorial multicriteria method, and scenario combinatorial multicriteria method. Then, three inputs were used (number of incoming students, budget, and number of students enrolled) and one output (number of graduated students) to analyze the efficiency of the twenty-six academic units in three proposed contexts: Context 1 - which evaluates them using an efficiency measure for each of those five years, performing five DEA analyzes, one for each of the years in analysis; and Context 2 - which performs a single DEA analysis but considers the same DMU in different years, as different DMUs, treating the twenty-six DMUs in the proposed five years, as one hundred and thirty different DMUs. It is observed from the two proposed contexts that at most 15% of DMUs are efficient in any of them. In Context 1, in any of the years, 50% or more of them have moderate or severe inefficiency; in Context 2, the most discriminatory of them, the percentage of moderately or strongly inefficient DMUs is even higher, around 81%. Some results stand out, such as the frequency of occurrences of DMU IP at the efficiency frontier, as well as the strong inefficiency presented by DMU IF, in the two proposed contexts.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.