Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Rotta, Jeane Cristina Gomes | - |
dc.contributor.author | Freitas, Fabiana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-16T16:29:39Z | - |
dc.date.available | 2021-08-16T16:29:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-16 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Fabiana da Silva. Formação continuada de professores dos anos iniciais : o ensino de ciências e a pedagogia histórico-crítica. 2021. [130] f., il. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41718 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Física, Instituto de Química, Faculdade UnB Planaltina, Universidade de Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos Anos iniciais da Educação Básica o ensino de Português e Matemática é, frequentemente,
mais enfatizado que o de Ciências. Isso pode ser devido a uma série de fatores e uma formação
inicial, incipiente em relação aos conteúdos de Ciências, tem sido apontada como um deles.
Portanto, esse trabalho teve como objetivo conhecer as principais dificuldades de um grupo de
professores, que atuam nos Anos iniciais na Secretária da Educação do Distrito Federal, em
relação aos conteúdos de Ciências presentes no Currículo em Movimento e elaborar e analisar
as contribuições de uma proposição didática, com atividades experimentais de Ciências e
embasada na Pedagogia Histórico-Crítica, para a formação continuada desses professores. Para
a obtenção dos dados iniciais dos professores participantes, foi utilizado um questionário, cujas
informações permitiram a elaboração da proposição didática que foi realizada em seis encontros
virtuais com a utilização da Plataforma Google Meet e Classroom. Como instrumentos de
pesquisa para a obtenção de dados foram utilizadas as “rodas de conversa” durante o
desenvolvimento da proposição. Para análise e exposição dos resultados foi utilizado o
Materialismo Histórico Dialético e identificou-se como categoria simples: O Ensino de Ciências e
a PHC na prática docente e foram elencadas sete categorias de análise: -Perfil profissional do
professor que ensina nos Anos iniciais; -Prática docente e o Ensino de Ciências; -Formação
continuada; -A PHC e as aulas de Ciências; -A experimentação e a PHC ; - Conceitos teóricos e
os experimentos envolvendo os fenômenos; - Experimentos nas aulas presenciais e remotas de
Ciências. A análise do objeto de pesquisa possibilitou observar que o curso de formação
continuada oferecido aos professores dos Anos iniciais, a partir da proposição didática
elaborada, proporcionou reflexões sobre as suas práticas pedagógicas, assim como, a
percepção desses docentes sobre a importância da apropriação dos conhecimentos científicos e
da utilização de experimentos científicos em um viês pedagógico que permitia uma abordagem
investigativa e dialógica dos conteúdos. Além, de apresentar alternativas para um trabalho com
uma abordagem crítica e social envolvendo os conhecimentos científicos em um contexto
remoto. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de professores dos anos iniciais : o ensino de ciências e a pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores de ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogia histórico-crítica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação permanente | pt_BR |
dc.subject.keyword | Materialismo histórico-dialético | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In the Early Years of Basic Education, the teaching of Portuguese and Mathematics is often more
emphasized than that of Science. This may be due to a number of factors, and an initial incipient
formation in relation to the contents of Sciences has been pointed out as one of them. Therefore,
this work Teaching Science early years aimed to know the main difficulties of a group of teachers
who work in the Early Years at the Secretary of Education of the Distrito Federal in relation to the
contents of Sciences present in the Curriculum in Movement, as well as to elaborate and to
analyze the contributions of a didactic proposition, with experimental activities of Sciences and
based on Historical-Critical Pedagogy, for the continuous formation of these teachers. To obtain
the initial data of the participating teachers, a questionnaire was initially used, whose information
allowed the elaboration of the didactic proposal that was carried out in six virtual meetings using
the Google Meet and Classroom Platform. As research tools for obtaining data, “conversation
wheels” were used during the development of the proposition. For the analysis of the results,
Dialectical Historical Materialism was used and it was identified as a simple category: Science
Teaching and PHC in teaching practice and seven categories of analysis were listed: -
Professional profile of the teacher who teaches in the Early Years; -Teaching practice and
Science Teaching; -Continued training; -PHC and Science classes; -Experimentation and PHC; -
Theoretical concepts and experiments involving phenomena; -Experiments in classroom and
remote science classes. The analysis of the research object made it possible to observe that the
continuing education course offered to teachers of the Early Years, based on the didactic
proposition, provided reflections on their pedagogical practices, as well as, the perception of
these teachers on the importance of the appropriation of knowledge and the use of scientific
experiments in a pedagogical way that allowed an investigative and dialogical approach to the
contents. In addition, to present alternatives for a work with a critical and social approach
involving scientific knowledge in a remote context. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|