Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mukai, Yûki | - |
dc.contributor.author | Freitas, Ana Clara Sales de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-13T01:28:59Z | - |
dc.date.available | 2021-08-13T01:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-12 | - |
dc.date.submitted | 2021-05-05 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, Ana Clara Sales de. A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém. 2021. 112 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41646 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa analisou a relação entre as crenças e emoções de alunos do 3o ano do
ensino médio de uma escola pública de Belém. Buscou-se compreender os aspectos relativos
às emoções vivenciadas durante o processo de aprendizagem de vocabulário nos períodos pré-
pandêmico e pós-pandêmico. Primeiramente, fizemos uma pesquisa no campo da Linguística
Aplicada, reconhecendo os principais autores para discutir os construtos: emoções, crenças e
aprendizagem de vocabulário. Ainda, esta dissertação é uma pesquisa qualitativa concebida
como exploratória e contextual de crenças. Para melhor caracterizar o contexto de pesquisa,
será apresentado um breve histórico do ensino de línguas estrangeiras e da aprendizagem de
vocabulário. Essa discussão baseou-se em estudos que abordaram alunos de escolas públicas
brasileiras. Além disso, a intenção principal é ampliar a discussão sobre este tema, destacando
a importância de envolver a sociedade civil como um todo, além da comunidade acadêmica neste
processo. A pesquisa foi feita para contribuir com a construção de novos caminhos e de ações
para a rede pública de ensino, especialmente na região Norte do Brasil. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A relação entre as crenças e as emoções de alunos do 3º ano do ensino médio quanto à aprendizagem de vocabulário em escola pública de Belém | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crenças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vocabulário - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Emoções | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research analyzed the relationship between the beliefs and emotions of students
in the 3rd year of high school in a public school in Belém. It was sought to understand the aspects
concerning the emotions experienced during the process of vocabulary learning in the pre-
pandemic and post-pandemic periods. First, we made a research throughout the A.L field,
recognizing the main authors to discuss the constructs: emotions, beliefs and vocabulary learning.
This dissertation is a qualitative research designed as exploratory and contextual beliefs
researching. To better characterize the research context, a brief history of foreign language
teaching and learning of vocabulary will be presented. This discussion was based on studies that
deal with Brazilian public school students. Furthermore, the main intention is to expand the
discussion about this topic, highlighting the importance of involving all the civil society, the
academic community in this process. The research was done to contribute to the construction of
new paths as well towards to actions for the public educational system, specially in Brazil’s north
region. | pt_BR |
dc.contributor.email | aneclear@hotmail.com | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|