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Título: Desenvolvimento do letramento científico por meio do ensino bilíngue de Biologia associado à aprendizagem baseada em problemas
Autor(es): Barros, André Melo Franco Lorena de
Orientador(es): Campos, Élida Geralda
Assunto: Letramento científico
Ensino de Biologia
Ensino bilíngue
Data de publicação: 12-Ago-2021
Referência: BARROS, André Melo Franco Lorena de. Desenvolvimento do letramento científico por meio do ensino bilíngue de Biologia associado à aprendizagem baseada em problemas. 2020. 111 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O letramento científico transforma o indivíduo tornando-o capaz de refletir de forma crítica sobre a sociedade e o ambiente onde vive. A aprendizagem baseada em problemas pode se somar ao ensino bilíngue para desenvolver o letramento científico dos estudantes, aumentar a riqueza de conhecimentos desenvolvidos e aumentar o engajamento dos estudantes ao processo de aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi criar uma sequência didática que viabilizasse o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes por meio do ensino bilíngue de Biologia associado à aprendizagem baseada em problemas. A sequência didática foi realizada em três aulas duplas, com 120 minutos por encontro. A pesquisa foi realizada com 21 estudantes de uma turma mista, com alunos da 1o, 2o e 3o séries do ensino médio. A sequência foi aplicada em uma escola pública de tempo integral do Distrito Federal. Ao longo das aulas os estudantes resolveram o problema de infestação de lagartas em uma plantação de soja orgânica no cerrado. Eles procuraram uma alternativa de controle biológico e propuseram estratégias para resolver o problema e ajudar os agricultores. Os dados dessa pesquisa foram recolhidos por meio de questionários, entrevistas, diário de bordo e análise do material produzido pelos estudantes. Para analisar os dados relacionados ao letramento científico foram desenvolvidos dois itens. O item “análise de letramento científico por atividades” possui os indicadores de letramento científico: Seriação de Informação, Organização de Informação, Classificação de Informação Raciocínio Lógico, Raciocínio Proporcional, Levantamento de Hipóteses, Teste de Hipóteses, Justificativa, Previsão e Explicação. O item “Análise de letramento científico por percepções” possui os indicadores de letramento científico de ordem prática, de ordem cívica e de ordem cultural. Todos os indicadores de letramento científico do item letramento científico por atividades foram encontrados. Pelo menos um indicador de letramento científico do item letramento científico por percepções foi encontrado. Os resultados indicam que a sequência didática teve êxito no processo de desenvolvimento do letramento científico. Para o item “Análise da relação entre o ensino bilíngue e o letramento científico” foram desenvolvidos dois parâmetros. O parâmetro compreensão possui os códigos não teve dificuldade e teve dificuldade. O parâmetro estratégias possui os códigos: individual, em equipe e tradução. A análise do aspecto bilíngue mostrou que houve dificuldade de compreensão, mas não houve impedimento dela por conta do inglês. Todas os códigos foram percebidos ao longo da atividade. O ensino bilíngue se mostrou um incentivo para o desenvolvimento da atividade, contribuindo para o letramento científico e para a aprendizagem baseada em problemas.
Abstract: The scientific literacy changes people. It makes them capable of thinking about society and their environment in a critical way. The problem-based learning may be used with the bilingual education to develop the scientific literacy of the students, increase the quality of the knowledge developed in the classroom and the engagement of the students in the learning process. The aim of this study was to create a didactic sequence which could develop the scientific literacy of the students with the use of bilingual education associated with the problem-based learning. The didactic sequence was applied in three double classes with 120 minutes per class. The research was made with 21 students of a mixed class containing students of the 1st, 2nd, and 3rd grades of high school. The sequence was applied in a full-time public school of the Distrito Federal. Along the classes the students resolved the problem of caterpillar infestation in an organic soy crop in the Brazilian savanna. They searched for a solution using biologic control and proposed strategies to solve the problem and help the farmers. The data of this research were collected through questionnaires, interviews, board diary and analysis of the material produced by the students. To analyze the data related to the scientific literacy two items were developed. The item “análise de letramento científico por atividades” has the scientific literacy indicators: Seriação da informação, organização da informação, classificação da informação, raciocínio lógico, Raciocínio Proporcional, Levantamento de Hipóteses, Teste de Hipóteses, Justificativa, Previsão and Explicação. The item “Análise de letramento científico por percepções” has the scientific literacy indicator “de ordem prática”, “de ordem cívica”, and “de ordem cultural”. All the scientific literacy indicators of the item “por atividades” were detected. At least one scientific literacy indicator of the item “por percepção” was detected. The results indicate that the didact sequence was successful in the process of developing the scientific literacy. In the item “análise da relação entre o ensino bilíngue e o letramento científico” two parameters were developed. The parameter “compreensão” has the codes “não teve dificuldade” and “teve dificuldade”. The parameter “estratégias” has the codes “individual”, “em equipe” and “tradução”. The analysis of the bilingual aspect indicates that the students had difficulties in the understanding, however there was no impeditive in the learning process due the use of English. All the codes were detected in some point of the activity. The bilingual education stimulated the students to develop the activities, it contributed with the scientific literacy and with the problem-based learning.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Biológicas (IB)
Departamento de Biologia Celular (IB CEL)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Departamento de Biologia Celular, Programa de Pós-graduação stricto sensu em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional em Ensino de Biologia, 2020.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Agência financiadora: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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