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Título: Laboratório de inovação : estudo de caso do FNDE e da ANACCOM proposições ao FNDE
Autor(es): Oliveira, Leilane Daisy Almeida de
Orientador(es): Sousa, Jonilto Costa
Assunto: Inovação
Inovação de processos
Setor público - Brasil
Laboratório de inovação
Data de publicação: 11-Ago-2021
Referência: OLIVEIRA, Leilane Daisy Almeida de. Laboratório de inovação: estudo de caso do FNDE e da ANACCOM proposições ao FNDE. 2021. 170 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este estudo tem como objetivo propor melhorias ao Laboratório de Inovação em Educação do Fundo de Desenvolvimento Nacional da Educação (i-lab FNDE) sob a perspectiva das boas práticas do Laboratório de Inovação da Agência Nacional de Aviação Civil (Lab InovANAC). Como referencial teórico, é adotado o conceito de inovação sob a perspectiva de processos (VAN DE VEN, 1986). Do entendimento da inovação de processos, estuda-se o laboratório de inovação no setor público, denominado i-lab, o qual é compreendido como times de inovação que adotam métodos experimentais para investigar questões sociais e públicas (PUTTICK, 2014). Como metodologia, adotou-se uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e descritiva, a partir de dois estudos de caso em duas instituições públicas, ANAC e FNDE, utilizando-se as técnicas de pesquisa documental, grupo focal, entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. Da caracterização do i-lab do FNDE verificou-se que esse foi idealizado para dentro e para fora do FNDE (comunidade e academia), no entanto, na prática, só ocorre de forma interna à organização. Evidenciou-se, também, que o i-lab do FNDE passou por um período experimental antes da implementação, em outubro de 2018. Da descrição do Lab InovANAC, verificou-se a reestruturação ocorrida na ANAC em 2016 contribuiu como ato propulsor para a formalização do i-lab em 2017. Constatou-se que o Lab InovANAC se desenvolveu e apresentou resultados para depois ser formalizado, em novembro de 2017. Da análise dos fatores dificultadores e facilitadores na implantação do Lab InovANAC foram identificadas sete categorias, das quais três foram consideradas dificultadores: (1) resistência ao novo em organização pública; (2) atividades concorrentes com as do laboratório de inovação; e (3) limitação de recursos financeiros. As outras quatro categorias foram entendidas como facilitadores: (4) apoio de alta e média liderança; (5) equipe multidisciplinar; (6) comunicação acerca de laboratório de inovação; e (7) parcerias externas. Verificou-se que o processo dinâmico originado dessas categorias promoveu oportunidades para o Lab InovANAC no desenvolvimento e implementação de novas ideias, métodos e melhorias no contexto organizacional. Das boas práticas no Lab InovANAC, identificou-se premiações e honrarias recebidas, parceria com a academia, encaminhamentos dos resultados das oficinas aplicadas e contribuições com outros i-labs, como benchmarking e realização de oficinas externas. Constatou-se que as boas práticas identificadas foram fundamentais para o sucesso da implantação do Lab InovANAC, bem como consolidação do i-lab na organização. O desenvolvimento do estudo permitiu a proposição das seguintes melhorias ao i-lab FNDE: (i) o fortalecimento da equipe; (ii) a busca de parcerias externas; (iii) o incentivo ao relacionamento constante e mais estrito com a academia; (iv) o desenvolvimento de premiações internas; (v) o desenvolvimento de pilar com foco em acessibilidade na educação; e (vi) o desenvolvimento desistema colaborativo para integração, gestão e comunicação das demandas recebidas e entregas realizadaspelo i-lab FNDE; e (vii) implantação de um programa de gestão da inovação no FNDE. Para pesquisas futuras, propõe-se que sejam realizadas investigações sobre a cultura de inovação no FNDE.
Abstract: This study aims to propose improvements to the Laboratory of Innovation in Education of the Fundo de Desenvolvimento Nacional da Educação (FNDE) from the perspective of good practices of the Innovation Laboratory of the Agência Nacional de Aviação Civil (Lab InovANAC). As a theoretical framework, the concept of innovation is adopted from the perspective of processes (VAN DE VEN, 1986). From the understanding of process innovation, we study the innovation laboratory in the public sector, called i-lab, which is understood as innovation teams that adopt experimental methods to investigate social and public issues (PUTTICK, 2014). As a methodology, a qualitative research, of an exploratory and descriptive nature, was adopted, based on two case studies in two public institutions, ANAC and FNDE, using the techniques of documentary research, focus group, semi-structured interviews and bibliographic research. From the characterization of the FNDE i-lab it was found that it was idealized inside and outside the FNDE (community and academy), however, in practice, it only occurs internally within the organization. It was also evidenced that the FNDE i-lab went through an experimental period before its implementation, in October 2018. From the description of Lab InovANAC, it was verified the restructuring that took place at ANAC in 2016 contributed as a propelling act for the formalization of the i-lab in 2017. It was found that the Lab InovANAC developed and presented results to later be formalized, in November 2017. From the analysis of the complicating and facilitating factors in the implementation of the Lab InovANAC, seven categories were identified, of which three were considered difficult: (1) resistance to the new in public organization; (2) competing activities with those of the innovation laboratory; and (3) limitation of financial resources. The other four categories were understood as facilitators: (4) support from high and medium leadership; (5) multidisciplinary team; (6) communication about the innovation laboratory; and (7) external partnerships. It wasfound that the dynamic process originated from these categories promoted opportunities forLab InovANAC in the development and implementation of new ideas, methods and improvements in the organizational context. From the good practices at Lab InovANAC, we identified awards and honors received, partnership with the academy, forwarding the results of applied workshops and contributions with other i-labs, such as benchmarking and holding external workshops. It was found that the good practices identified were fundamental for the successful implementation of Lab InovANAC, as well as consolidation of i-lab in the organization. The development of the study allowed the proposition of the following improvements to the i-lab FNDE: (i) the strengthening of the team; (ii) the search for external partnerships; (iii) the incentive to a constant and stricter relationship with the academy; (iv) the development of internal awards; (v) the development of a pillar with a focus on accessibility in education; and (vi) the development of a collaborative system for the integration, management and communication of demands received and deliveries made by i-lab FNDE; and (vii) implementation of an innovation management program at FNDE. For future research, it is proposed that investigations be carried out on the culture of innovation at FNDE.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Planaltina (FUP)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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