Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41613
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EdgleumaPereiraTavaresBarbosa.pdf7,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(es): Barbosa, Edgleuma Pereira Tavares
E-mail do autor: edgleumat@gmail.com
Orientador(es): Ribeiro, José Mauro Barbosa
Assunto: Teatro de bonecos
Narrativas
Rodinha de conversa
Escuta sensível
Ludicidade
Jogos teatrais
Jogos cooperativos
Data de publicação: 10-Ago-2021
Referência: BARBOSA, Edgleuma Pereira Tavares. A experiência teatral na construção de narrativas cênicas nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2021. 196 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A presente pesquisa pretende refletir sobre o processo da construção de narrativas, a partir da manipulação de bonecos, rodinha de conversa, histórias de objetos e observações cotidianas, em uma turma do 2o ano do Ensino Fundamental. Busca compreender como as narrativas dessas crianças são transformadas em cenas teatrais e quais as implicações desse processo narrativo. O foco de interesse consiste em oportunizar situações práticas e significativas, contextualizadas aos saberes e fazeres teatrais, vivenciados de forma lúdica. Essa experiência da prática teatral aponta para o favorecimento da fala e escuta sensíveis, possibilitando oportunidades para vivenciar e ressignificar suas próprias narrativas. A construção teórico metodológica da pesquisa traz como referência o processo metodológico da pesquisa-ação de René Barbier, o teatro de bonecos de Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira e Sarah Caldas. A abordagem realizada sobre narrativas e rodas de conversa baseou-se em Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello e Luciana Ostetto. O alicerce teórico referente à Ludicidade foi ancorado em Tizuko Kishimoto, a Jogos Teatrais em Viola Spolin, e a Jogos Cooperativos em Fábio Brotto e Marcos Correia. As teorias de Vygotsky, sobre o desenvolvimento infantil, Jonh Dewey, com a experiência educativa, e Paulo Freire, acerca da simbologia cultural e social, contribuíram significativamente para o percurso da pesquisa.
Abstract: The present research intends to reflect on the process of construction of narratives, from the manipulation of puppets, conversation circles, stories of objects and daily observations, in a class of the 2nd year of Elementary School. It seeks to understand how the narratives of these children are transformed into theatrical scenes and what the implications of this narrative process are. The focus of interest consists in providing practical and meaningful situations, contextualized to theatrical knowledge and practices, experienced in a playful way. This experience of theater practice points to the favoring of sensitive speech and listening, providing opportunities to experience and reframe their own narratives. The theoretical and methodological construction of the research brings as a reference the methodological process of action research by René Barbier, and the puppet theater by Izabela Brochado, Ana Maria Amaral, Idalina Ladeira and Sarah Caldas. The approach taken on narratives and conversation circles was based on Luciana Hartmann, Cecília Warschauer, Gilka Girardello and Luciana Ostetto. The theoretical foundation for Ludicity was anchored in Tizuko Kishimoto, for the Theatrical Games in Viola Spolin, and for the Cooperative Games in Fábio Brotto and Marcos Correia. Vygotsky's theories on child development, John Dewey, with educational experience, and Paulo Freire, on cultural and social symbology, contributed significantly to the research path as well.
Unidade Acadêmica: Instituto de Artes (IdA)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Artes, Mestrado Profissional
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.