http://repositorio.unb.br/handle/10482/41607
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_MobilidadeUrbanaPandemia.pdf | 230,73 kB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Mobilidade urbana e pandemia da Covid-19 : apontamentos e perspectivas para o transporte público no Distrito Federal |
Autre(s) titre(s): | The urban mobility and Sars-Cov2 pandemic : notes and perspectives for public transport system in the federal district |
Auteur(s): | Lima, Carlos Henrique Magalhães de Silva, Carolina Pescatori Candido da Cruz, Luciana Saboia Fonseca Cruz, Leandro de Souza Santarém, Paulo Henrique da Silva Bitencourt, Ricardo Batista Machado, Caroline Barbosa, Daniela Pereira Schattan, Renato Lago, Ana Carolina |
Assunto:: | Equidade Mobilidade urbana Covid-19 Brasília (DF) |
Date de publication: | nov-2020 |
Editeur: | Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) |
Référence bibliographique: | LIMA, Carlos Henrique Magalhães de et al. Mobilidade urbana e pandemia da Covid-19: apontamentos e perspectivas para o transporte público no Distrito Federal. Participação, Brasília, ano 19, ed. esp., n. 34, p. 127-129, nov. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_y95_7QMT_wC8vhwQUCJamcPgTvbjtBC/view. Acesso em: 19 jul. 2021. |
Résumé: | A proposta da pesquisa é formular perspectivas para um cenário pós-pandemia da Covid-19 centradas no transporte e mobilidade. A crise decorrente do isolamento teve impacto muito forte sobre a economia, num modo geral, o que se espera é uma queda pronunciada do PIB e um cenário crítico de incerteza no Brasil e no mundo; em particular, efeitos negativos sobre o mercado de trabalho, o que pode piorar ao longo deste e dos próximos anos. A paralisação de diversas atividades decorrentes do isolamento social colocou em evidência muitas fragilidades do sistema de transporte atual. Esta pesquisa pretende apontar perspectivas relacionadas à mobilidade urbana no Distrito Federal, mais especificamente, no que se refere ao dimensionamento e padrões de circulação. Destacamos: o dimensionamento da frota; os padrões de circulação intra-bairros; a forma de integração com as diversas partes que configuram uma região metropolitana heterogênea como Brasília. Trata-se de pesquisa detida e vertical com potencial para repercutir no conjunto da cidade. Por isso considerados análise mais detida das seguintes Regiões Administrativas: Ceilândia (RA IX); Taguatinga (RA III); Samambaia (RA XII) e SCIA/Estrutural (RA XXV). |
metadata.dc.description.unidade: | Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) Departamento de Teoria e História (FAU THA) |
Licença:: | Declaração de Direito Autoral - A Participação adota a Licença Creative Commons de Atribuição (CC-BY 4.0) em todos os trabalhos publicados, de tal forma que são permitidos não só o acesso e download gratuitos, como também o compartilhamento, desde que sem fins lucrativos e reconhecida a autoria. Fonte: https://periodicos.unb.br/index.php/participacao/about/submissions. Acesso em: 19 jul. 2021. |
Collection(s) : | Artigos publicados em periódicos e afins UnB - Covid-19 |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.