http://repositorio.unb.br/handle/10482/41595
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Rodrigo Diego de | - |
dc.contributor.author | Czech, Patrícia Caldeira Tolentino | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T15:53:08Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T15:53:08Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Rodrigo Diego de; CZECH, Patrícia Caldeira Tolentino. O trabalho nas produções da revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2010 - 2020): lacunas que impactam nas políticas educacionais. In: LIMA, Jaqueline Rabelo de; OLIVEIRA, Mario Cezar Amorim de Oliveira; CARDOSO, Nilson de Souza (org.). Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Campina Grande: Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74823. Acesso em: 06 ago. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41595 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é uma revisão sistemática de literatura que caracterizou o trabalho nos artigos da revista de ensino de biologia da sbenbio, entre os anos de 2010 a 2020. O referencial teórico que baliza a pesquisa é a concepção ontológica do trabalho fundamentada na filosofia marxista. Dentre os 2.130 artigos publicados, foram analisados qualitativamente 19, eles foram organizados em 6 categorias de análise que emergiram das produções por meio das quais foi possível apontar como a área de ensino de biologia utiliza e significa o termo trabalho. A partir da análise, evidenciam-se as seguintes constatações: (1) a emergência das pesquisas da área discutirem o trabalho docente e as metodologias de ensino com aprofundamento teórico e de forma crítica e social; (2) lacunas que impactam na formulação de políticas educacionais para a educação científica, compreendendo-a na formação dos professores de ciências e biologia e no ensino de ciências e biologia. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.publisher | Realize Editora | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O trabalho nas produções da revista de Ensino de Biologia da SBEnBio (2010 - 2020) : lacunas que impactam nas políticas educacionais | pt_BR |
dc.type | Parte de livro ou capítulo de livro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Trabalho docente | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.46943/VIII.ENEBIO.2021.01.409 | pt_BR |
dc.relation.publisherversion | https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/74823 | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Métodos e Técnicas (FE MTC) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros e afins |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.