Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Pilati, Alexandre Simões | - |
dc.contributor.author | Souza, Paulo Henrique Vieira de | - |
dc.date.accessioned | 2021-08-06T12:25:36Z | - |
dc.date.available | 2021-08-06T12:25:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-06 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-26 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Paulo Henrique Vieira de. Manguebeat e samba: o sistema cancional brasileiro em tempos de neoliberalismo. 2021. 219 f., il. Tese (Doutorado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41584 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste na interpretação dos álbuns Da lama ao caos (1994), de Chico Science
& Nação Zumbi, e Samba esquema noise (1994), do Mundo Livre S/A, visando encontrar a sua
relação com o fenômeno nomeado pela mídia como Manguebeat, a fim de aferir a sua
relevância no fluxo da música popular-comercial brasileira, considerado segundo os critérios do
sistema cancional. A abordagem se centra em análises aprofundadas de alguns dos
fonogramas presentes nesses álbuns (no caso de Da lama ao caos, se analisa “Samba
makossa”, “A praieira” e “A cidade”; em Samba esquema noise, a análise volta-se a “Samba
esquema noise”, “Livre iniciativa” e “Manguebit”), por meio das quais tornou-se possível
vislumbrar contradições do neoliberalismo à brasileira. Isso se dá pela presença de uma ideia
ampliada e politicamente posicionada de samba. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Manguebeat e samba : o sistema cancional brasileiro em tempos de neoliberalismo | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Manguebeat | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chico Science & Nação Zumbi | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mundo Livre S/A | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema cancional brasileiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Samba | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This inquiry dealt with the interpretation of the albums Da lama ao caos (1994),
by Chico Science & Nação Zumbi, and Samba esquema noise (1994), by Mundo Livre S/A,
aiming to find their relationship with the phenomenon named by the media as Manguebeat, in
order to gauge its relevance in the flow of música popular-comercial brasileira, considered
according to the criteria of the sistema cancional. The approach focused on analysis of some of
the phonograms presente in these albums (in the case of Da lama ao caos, “Samba makossa”,
“A praieira” and “A cidade” are analyzed; in Samba esquema noise, the analysis turns to
“Samba esquema noise”, “Livre iniciativa” and “Manguebit”), through which it became possible
to glimpse contradictions from brazilian neoliberalism, which is due to the presence of an
expanded and politically positioned idea of samba. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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