Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41576
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PoliticasCurricularesEducacao.pdf241,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ARTIGO_CurriculumPoliciesVocacional.pdf232,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente
Outros títulos: Curriculum policies for vocational education and teaching work
Autor(es): Soares Júnior, Néri Emílio
Borges, Lívia Freitas Fonseca
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-7841-2097
http://orcid.org/0000-0002-4956-0522
Assunto: Diretrizes curriculares
Educação profissional
Trabalho docente
Data de publicação: 2021
Editora: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
Referência: SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. As políticas curriculares da educação profissional e o trabalho docente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOARES JUNIOR, Néri Emílio; BORGES, Lívia Freitas Fonseca. Curriculum policies for vocational education and teaching work*. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e222664, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022021000100721&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 11 maio 2021.
Resumo: Este artigo analisa o processo de implantação das atuais Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Parecer CNE/CEB n. 11/2012 e Resolução CNE/CEB n. 06/2012) em uma instituição de educação profissional no estado de Goiás. Para tanto, foi realizada uma pesquisa do tipo estudo de caso, que teve como procedimentos de levantamento de dados a análise documental, a observação, a entrevista semiestruturada e a instrução ao sósia. Os documentos analisados foram referentes às políticas curriculares e aos níveis de decisão curricular no âmbito da instituição escolar e os sujeitos da pesquisa foram gestores e professores. A implantação das diretrizes curriculares vem sendo feita a partir de ações da Reitoria, tais como: alteração dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos; realização de um programa de formação continuada de docentes e técnicos-administrativos; organização e desenvolvimento de eventos de caráter científico; realização de um trabalho piloto de reformulação curricular e diálogos entre representantes da gestão e professores dos diferentes campi. Entretanto, essas ações têm apresentado pouco efeito nas práticas dos professores, uma vez que, no desenvolvimento do seu trabalho, são influenciados por fatores como a dimensão pessoal e o caráter socioeconômico do trabalho, a organização do trabalho pedagógico, os estudantes, o campo disciplinar e a área de atuação, a experiência profissional e os valores dos próprios professores, entre outros.
Abstract: This article investigates the process of implementation of the current National Curricular Guidelines for Technical and Vocational Education of High School Level (Statement NCE/CBE n. 11/2012 and Resolution NCE/CBE n. 06/2012) in a vocational education institution in the state of Goiás. For this, a case study was carried out, which data survey procedures were documental analysis, observation, semi-structured interview, and instruction to the double. The documents analyzed were related to the curricular policies and the levels of the curricular decision in the school institution. The managers and teachers participated as investigation subjects. The implementation of the curricular guidelines has been made from actions of the Dean, such as remodeling of pedagogical projects and curricular matrices of technical courses; building a program of continuing education for teachers and administrative staff; organizing and developing scientific events; conducting a pilot work of curricular reformulation and dialogues between management representatives and teachers of different campuses. However, these actions have had little effect on teachers’ practices. Since the development of their work, they are influenced by factors such as personal and socioeconomic dimension of the work, pedagogical work organization, students, disciplinary field, action area, teachers’ values, and professional experience, among others.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Licença: (CC BY NC) - This content is licensed under a Creative Commons attribution-type BY-NC.
DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147222664
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.