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Título: Análise de ações para implementação do ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de ensino do Distrito Federal
Autor(es): Silva, Maria Aparecida Neves
E-mail do autor: cidinhateacher1@gmail.com
Orientador(es): Barbosa, Lúcia Maria de Assunção
Assunto: Português como Língua Adicional (PLA)
Educação pública
Língua portuguesa - estudo e ensino
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: SILVA, Maria Aparecida Neves. Análise de ações para implementação do ensino de Português para falantes de outras línguas na rede pública de ensino do Distrito Federal. 2021. 116 f., il. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa analisou documentos e projetos oficiais para a implementação do português para falantes de outras línguas (PFOL) nas instituições públicas de ensino do Distrito Federal (DF). Buscou-se entender os aspectos que tornam necessária a implementação dessa modalidade de ensino de português e confrontá-los com a legislação sobre imigração com os dados estatísticos e documentos oficiais sobre o ensino de línguas estrangeiras. Esta é uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, sob a modalidade de análise documental. Para melhor caracterizar o contexto da pesquisa, foi apresentado breve histórico do ensino de línguas estrangeiras no Distrito Federal. O embasamento teórico para essa discussão pautou- se em estudos que tratam sobre a definição de português para falantes de outras línguas e suas especificidades no processo de ensino-aprendizagem. Com isso, pretendeu-se ampliar as discussões sobre essa temática e destacar a importância do envolvimento da sociedade civil, da comunidade acadêmica e dos agentes públicos nesse processo. Portanto a pesquisa realizada tenciona contribuir tanto para a visualização de caminhos quanto para a proposição de ações e documentos norteadores eficazes para a implementação do português para falantes de outras línguas no Distrito Federal.
Abstract: This research aims to analyze official documents and projects for the implementation of Portuguese for other languages speakers (PFOL) at public institutions in the Federal District (DF). It seeks to understand aspects that turns important such Portuguese teaching implementation modality. We will confront information from documents according the law immigration, statistical data and official documents which covers the teaching of foreign languages. This paper is a qualitative research designed as an exploratory documental analysis. To better characterize the research context, a brief history of foreign language teaching in the Federal District will be presented. This discussion was based on studies that deal with Portuguese for speakers of other languages definition and their specificities related to teaching-learning process. In: addition, the intention is to expand discussions about this topic, highlighting the importance of involving all the civil society, the academic community and public servants in this process. The research was done to contribute to the construction of new paths as well towards to actions and effective guiding documents to implement Portuguese for other languages speakers at Federal District public school.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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