Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Miranda, Luciana de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Lima, Luciana Piccini Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-26T16:07:42Z | - |
dc.date.available | 2021-07-26T16:07:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-26 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-30 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Luciana Piccini Moreira. Inclusão e permanência na Universidade de Brasília: desafio dos estudantes de graduação com deficiência. 2021. 202 f., il. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41489 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Planaltina, Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga como se dá o processo de inclusão e de permanência dos
estudantes de graduação com deficiência na Universidade de Brasília (UnB) na visão dos
próprios estudantes. Com base em revisão de literatura voltada ao tema, buscou-se
inicialmente compreender as circunstâncias históricas de como a Educação Especial
desenvolveu-se no Brasil, bem como o entendimento relativo aos diversos atores
envolvidos na articulação das ações e políticas públicas voltadas para as pessoas com
deficiência. Buscou-se, ainda, a clareza dos programas de acesso e de permanência no
Ensino Superior, envolvendo definições, características e modos como são desenvolvidos.
Então, tratou-se do papel fundamental dos docentes na aprendizagem educacional e no
senso de pertencimento dos estudantes com deficiência no contexto acadêmico. A
pesquisa teve como abordagem qualitativa e quantitativa, logo uma pesquisa mista,
utilizando a Estratégia do Projeto Convergente Paralelo, desenvolvida em duas fases
distintas. A primeira fase é quantitativa e a segunda, qualitativa, com a fusão dos dois
conjuntos de dados no resultado. Utilizou-se o estudo de caso como estratégia de
investigação, e sua natureza é exploratória e descritiva. Como lócus de estudo, adotou-se
a Diretoria de Acessibilidade, vinculada ao Decanato de Assuntos Comunitários da UnB.
Foram acolhidas, ainda, as técnicas de pesquisa documental, pesquisa bibliográfica,
aplicação de questionário com a participação de 81 estudantes com deficiência e as
entrevistas estruturadas e semiestruturadas com 13 estudantes com deficiência. Por meio
de análises estatísticas e de conteúdo, foram apontadas, a posteriori, cinco categorias que
auxiliaram a responder aos objetivos específicos definidos neste trabalho, a saber: (i)
mapear a estrutura e atribuições da Diretoria de Acessibilidade da UnB; (ii) identificar as
ações e políticas de inclusão e permanência desenvolvidas pela UnB; (iii) compreender os
principais fatores facilitadores e dificultadores que influenciam no processo de inclusão e
permanência na UnB; e (iv) propor aprimoramentos na gestão das políticas de inclusão,
visando a permanência dos estudantes da graduação com deficiência da UnB. Verificou-
se que há uma legislação desenvolvida que assegure o direito das pessoas com
deficiência de acessar e permanecer na universidade, no entanto, nota-se que a UnB
encontra dificuldades de adaptar a sua estrutura interna de prédios, sistemas de
informação, adequações de currículos, disponibilização de tecnologia assistiva,
treinamento dos docentes e conscientização da comunidade acadêmica para o
atendimento dos diversos tipos de deficiência no ambiente acadêmico, comprometendo a
permanência desses estudantes até a conclusão do curso. As declarações apresentadas
pelos estudantes com deficiência reconhecem que a UnB vem buscando realizar as
adaptações necessárias de acessibilidade para o pleno acolhimento deles, mas isso
ocorre de forma tímida, carecendo, portanto, de maior efetividade, subsídios financeiros e
consistência nas ações ao longo do ano. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Inclusão e permanência na Universidade de Brasília : desafio dos estudantes de graduação com deficiência | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoas com deficiência | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work investigates how the process of inclusion and permanence of undergraduate
students with disabilities at the University of Brasilia (UnB) takes place in the students' own
view. Based on a literature review focused on the topic, we initially sought to understand
the historical circumstances of how Special Education developed in Brazil, as well as the
understanding regarding the various actors involved in the articulation of public actions and
policies aimed at people with special needs. deficiency. The clarity of access and
permanence programs in Higher Education was also sought, involving definitions,
characteristics and ways in which they are developed. Then, it was about the fundamental
role of teachers in educational learning and in the sense of belonging of students with
disabilities in the academic context. The research had a qualitative and quantitative
approach, therefore a mixed research, using the Strategy of the Convergent Parallel
Project, developed in two distinct phases. The first phase is quantitative and the second,
qualitative, with the merger of the two sets of data in the result. The case study was used
as an investigation strategy, and its nature is exploratory and descriptive. As a locus of
study, the Accessibility Directorate, linked to the Decan of Community Affairs at UnB, was
adopted. The techniques of documentary research, bibliographic research, application of
a questionnaire with the participation of 81 students with disabilities and the semi-
structured interview with 13 students with disabilities were also accepted. Through
statistical and content analysis, five categories were identified, a posteriori, which helped
to answer the specific objectives defined in this work, namely: (i) to map the structure and
attributions of the UnB Accessibility Directorate; (ii) to identify the actions and policies for
inclusion and permanence developed by UnB; (iii) to understand the main facilitating and
hindering factors that influence the process of inclusion and permanence at UnB; and (iv)
to propose improvements in the management of inclusion policies, aiming at the
permanence of undergraduate students with disabilities at UnB. It was found that there is
legislation developed that ensures the right of people with disabilities to access and stay at
the university, however, it is noted that UnB finds it difficult to adapt its internal structure of
buildings, information systems, curriculum adaptations , availability of assistive technology,
training of teachers and awareness of the academic community to attend to various types
of disabilities in the academic environment, compromising the permanence of these
students until the conclusion of the course. The statements presented by students with
disabilities recognize that UnB has been seeking to make the necessary adaptations of
accessibility for their full acceptance, but this occurs in a timid manner, therefore requiring
greater effectiveness, financial subsidies and consistency in actions throughout the year. | pt_BR |
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