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Título: Formação em Fisioterapia sob o âmbito da CIF e conjecturas dos postos de trabalho : um retrato da influência do modelo biomédico
Autor(es): Fernandes, Juliana Aparecida Elias
E-mail do autor: julianaeliasunb@gmail.com
Orientador(es): Marães, Vera Regina Fernandes da Silva
Assunto: Projeto pedagógico
Fisioterapia
Ensino e aprendizagem
Prática profissional
Atenção à saúde
Data de publicação: 26-Jul-2021
Referência: FERNANDES, Juliana Aparecida Elias. Formação em Fisioterapia sob o âmbito da CIF e conjecturas dos postos de trabalho: um retrato da influência do modelo biomédico. 2021.75 f., il. Tese (Doutorado em Ciências e Tecnologias em Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tese elaborada em formato de artigo científico, cujo objetivo foi verificar a formação em Fisioterapia sob o âmbito da CIF e a influência do modelo biomédico nos postos de trabalho ocupados pelo fisioterapeuta. O estudo foi realizado em duas etapas, sendo a primeira compreendida pela análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Fisioterapia, dos quais foram retiradas informações de interesse a respeito do ensino da CIF e do modelo biopsicossocial. Tal estudo culminou no artigo intitulado The ICF in the pedagogical projects of Physiotherapy courses in Midwest Brazil, publicado na revista Fisioterapia em Movimento. A segunda etapa foi caracterizada pela verificação dos postos de trabalho ocupados pelos fisioterapeutas a partir dos dados obtidos no CNES, que resultou em outro artigo científico submetido à revista Ciência & Saúde Coletiva sob o título Postos de trabalho ocupados por fisioterapeutas: Uma menor demanda para a Atenção Básica. Os achados demonstraram uma lacuna no ensino da CIF durante o processo formativo do aluno, o que pode dificultar seu entendimento acerca do modelo biopsicossocial e perpetuar práticas voltadas ao modelo biomédico. A tendência da atuação do fisioterapeuta preferencialmente na Atenção Secundária e Terciária à Saúde em detrimento da Atenção Primária, pode ser um reflexo da formação recebida. Assim, nortear a formação do aluno dentro de um contexto biopsicossocial e da CIF poderá favorecer o entendimento da funcionalidade e portanto, dos processos que envolvem o binômio saúde-doença, ultrapassando a barreira biologicista. Fato que poderia auxiliar a atuação do fisioterapeuta na Atenção Primária à Saúde onde sua atuação ainda se encontra incipiente.
Abstract: Thesis prepared in the format of a scientific article, whose objective was to verify the training in Physiotherapy under the scope of the ICF and the influence of the biomedical model in the jobs occupied by the physiotherapist. The study was carried out in two stages, the first being understood by the analysis of the Pedagogical Projects of physiotherapy courses, from which information of interest was collected regarding the teaching of the ICF and the biopsychosocial model. This study culminated in the article entitled The ICF in the pedagogical projects of Physiotherapy courses in Midwest Brazil, published in the journal Physiotherapy in Movement. The second stage was characterized by the verification of the jobs occupied by physical therapists from the data obtained in the CNES, which resulted in another scientific article submitted to the journal Ciência & Saúde Coletiva under the title Jobs occupied by physical therapists: A lower demand for Primary Care. The findings demonstrated a gap in the teaching of ICF during the student's formative process, which can hinder their understanding of the biopsychosocial model and perpetuate practices aimed at the biomedical model. The tendency of the physiotherapist's performance preferably in Secondary and Tertiary Health Care to the detriment of Primary Care may reflect the training received. Thus, guide the student’s education within a biopsychosocial and ICF context may favor the understanding of functionality and, therefore, the processes that involve the health-disease binomin, overcoming the biological barrier. This fact could help the physical therapist's performance in Primary Health Care where his work is still incipient.
Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Ceilândia (FCE)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências e Tecnologias e Saúde, 2021.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias em Saúde
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES).
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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