Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Bezerra, Juscelino Eudâmidas | - |
dc.contributor.author | Marcusso, Eduardo Fernandes | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T15:53:27Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T15:53:27Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2021-04-14 | - |
dc.identifier.citation | MARCUSSO, Eduardo Fernandes. Da cerveja como cultura aos territórios da cerveja: uma análise multidimensional. 2021. 403 f., il. Tese (Doutorado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41414 | - |
dc.description | Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dos nômades aos businessmen, a cerveja esteve presente no transcorrer do
desenvolvimento da humanidade com repercussões que extrapolam o ato de consumo da
bebida, interferindo diretamente na ordem econômica, cultural e política da sociedade. A
presente tese visa analisar a noção de Cerveja como Cultura (CCC), a partir de hábitos e
comportamento das diferentes sociedades no tempo e no espaço, e a formação dos
Territórios da Cerveja (TC), discutindo aspectos econômicos, culturais e políticos que
envolvem a bebida em distintas formas de poder e apropriação do território. Para isso,
realizamos ampla revisão bibliográfica sobre os conceitos de território e cultura, além de
analisar a rede de produção da atividade cervejeira. Também utilizamos dados
estatísticos, coletas de informações setoriais de órgãos públicos e privados e realizamos
de entrevistas e questionários com profissionais do setor cervejeiro. Adotamos uma
abordagem multidimensional com aportes de áreas como arqueologia, biologia, história
e sociologia, de modo a confirmar a hipótese da pesquisa acerca da constituição dos
Territórios da Cerveja. Como resultados, verificamos que os Territórios da Cerveja são
constituídos a partir das múltiplas relações de poder (surgimento de novos territórios e
territorialidades) e dos diferentes usos do território (multiterritorialidades) por indivíduos
ou grupos sociais que têm na cerveja um elemento de mediação. O caráter
mutidimensional e integrador dos Territórios da Cerveja permite o entendimento da
configuração de territórios, expressa através das dimensões cultural, econômica e política.
Com relação aos territórios culturais, os indivíduos criam e dão sentido a práticas
cotidianas e formas de vida, utilizando a cerveja como forma de congregação, festas,
rituais religiosos e base para o desenvolvimento de técnicas de produção, conformando
laços cujo resultado é a expressão de identidades territoriais. Os territórios econômicos
da cerveja são formados pela presença de fixos e fluxos engendrados por agentes
econômicos “do campo ao copo”, como indústrias, empresas de comercialização,
serviços, transporte e logística, configurando territórios de domínio da cerveja Pilsen e
territórios das cervejas “artesanais”. Em relação ao território político, verifica-se a
constituição de redes territoriais zonais e/ou reticulares, formadas pela ação política de
vários segmentos do setor, com destaque para as experiências de governança do território.
Por fim, concluímos que a cerveja é um elemento central na cultura formada a partir de
relações sociais que envolvem o alimento, a bebida, as cerimônias, a economia e a própria
sociabilidade. Portanto, é também veículo de relações econômicas e de poder de diversos
processos (i)materiais simbólicos e múltiplos usos do espaço. Dessa forma, a cerveja pode
ser considerada um dado constituinte e cocriador de territórios, os Territórios da Cerveja. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da cerveja como cultura aos territórios da cerveja : uma análise multidimensional | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cerveja - produção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Setor cervejeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Economia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cultura e governança | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | From nomads to businessmen, beer followed the course of humanity, reverberating
beyond consumption and dire directly interfering in the economic, cultural, and political
social order. This thesis aims to analyze the notion of Beer as Culture (BC), based on the
habits and behavior of societies in time and space, and the formation of Beer Territories
(BC), discussing economic, cultural, and political aspects involving this drink in different
forms of power and territory appropriation. Therefore, we carried out a comprehensive
bibliographic review on territory and culture concepts and analyzed the production
network of the brewing activity. We also used statistical data, data of sectorial information
from public and private agencies, and conducted interviews and questionnaires applied to
professionals of the beer sector. We adopted a multidimensional approach with
contributions from areas such as archeology, biology, history, and sociology, to confirm
the research hypothesis about the Beer Territories constitution. As a result, we found that
Beer Territories are constituted by multiple power relations (the emergence of new
territories and territorialities) and the different uses of the territory (multi-territoriality)
by individuals or social groups, whom beer is a mediation element. The multi-
dimensional and integrating character of Beer Territories allows an understanding of the
configuration of territories, expressed through the cultural, economic, and political
dimensions. Concerning cultural territories, individuals create and give meaning to
everyday practices and ways of life, using beer as a form of the congregation, parties,
religious rituals, and the basis for production techniques, forming bonds that result in the
expression of territorial identities. The economic territories of beer are composed by the
fixed and flow, generated by economic agents "from the field to the glass" such as
industries, commercialization companies, services, transport, and logistics, configuring
The Larger and the craft beer territories. About the political territory, there is the
constitution of zonal and/or reticular territorial networks, formed by the political action
of several segments of the sector, with emphasis on the governance experiences of the
territory. Finally, we concluded that beer is a central element in the culture formed from
social relations that involve food, drink, ceremonies, the economy, and sociability itself.
Therefore, the beer is also a vehicle for economic relations and the power of diverse
processes symbolic (i)materials, and multiple uses of space. Thus, beer can be considered
a given constituent and co-creator of territories, the Beer Territories. | pt_BR |
dc.contributor.email | e.marcusso@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Geografia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|