Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mendes, Solange Alves de Oliveira | - |
dc.contributor.author | Soares, Graciely Garcia | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T14:31:11Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T14:31:11Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-14 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Graciely Garcia. O saber-fazer docente: uma análise do processo de didatização dos programas Alfa e Beto e PNAIC. 2020. 236 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41412 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse estudo buscou analisar as tessituras do saber-fazer docente, a partir dos
programas Alfa e Beto e o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC,
em duas turmas de 1º ano do ensino fundamental. Teoricamente, está ancorado nas
teorias da transposição didática (CHEVALLARD,1991), fabricação do cotidiano
(CERTEAU, 2012; 1994; 1985), bem como nos saberes mobilizados na ação
(CHARTIER, 2007; 2002; 2000; 1998); e no campo da linguagem em Morais (2019;
2012; 2010; 2007; 2006; 2005; 2004), Soares (2017; 2016; 2003; 2001), Mortatti
(2010; 2008; 2004; 2000). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (LÜDKE;
ANDRÉ, 2003) que se configurou como um estudo de caso do tipo etnográfico. Para
o tratamento dos dados, optou-se pela análise de conteúdo temática, conforme Bardin
(2016) e Franco (2008). Como técnicas de investigação, recorreu-se à observação
participante em duas escolas pertencentes à Coordenação Regional de Ensino de
Samambaia/DF, sendo seis no 1º e seis no 2º semestre de 2019, totalizando 12
observações em ambas as turmas. Foram realizadas, também, entrevistas não
estruturadas (LAVILLE; DIONE, 1999) ao longo das observações, buscando entender
as escolhas didáticas e pedagógicas acionadas pelas professoras, bem como os
objetivos alcançados ou não durante as ações didáticas. Como resultados, o estudo
sinalizou para pontos de aproximação e de distanciamento entre as práticas
acompanhadas. No concernente à rotina pedagógica, em aspectos, tais como:
retomada das aulas anteriores, correção coletiva e individual de atividades, houve
uma equiparação entre os grupos-classe, variando, todavia, os modos de intervenção
das docentes; ao contrário da atividade de roda de conversa, em que se sobressaiu a
professora Sol, do PNAIC. Em relação ao trabalho realizado com o sistema de escrita
alfabética, houve maior investimento nos dois grupos-classe, em atividades de leitura
e escrita de palavras, bem como exploração da direção da escrita em ambas as
turmas. No eixo da consciência fonológica, como esperado, verificou-se um maior
destaque à segmentação de palavras em fonemas e escrita dessa unidade linguística
com o mesmo fonema inicial, no caso da professora Lua – Alfa e Beto e, no caso da
docente Sol – PNAIC, a escrita de palavras com rimas e aliterações. Houve
semelhança na frequência absoluta da atividade de leitura de texto das professoras
para a turma e uma tímida diferença entre essa atividade realizada pelo estudante
para o grupo-classe da docente Sol e leitura de texto feita pelo aprendiz para a
professora Lua. Já em relação à compreensão textual, com menor investimento que
o eixo anterior, prevaleceram, em ambas as turmas, as questões de localização de
informações na superfície textual, em detrimento das questões de opinião e
inferenciais. No campo da produção textual, houve um decréscimo notório nas duas
turmas; cremos, pela complexidade da atividade que envolve todo um processo de
planificação, acrescido ao fato de a preocupação recair, sobretudo, na aprendizagem
do sistema de escrita alfabética. No eixo da oralidade, houve destaque à exploração
dos conhecimentos prévios dos estudantes nas turmas pesquisadas e, por fim, quanto
ao tratamento dado à heterogeneidade das aprendizagens, bem como ao erro do
estudante, destacaram-se o controle das duas turmas, pensando no espaço da sala
de aula, e a perspectiva corretiva do erro, em geral, desprovido de reflexão, assim
como uma perspectiva mais avaliativa/coercitiva da leitura para o grupo-classe. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | O saber-fazer docente : uma análise do processo de didatização dos programas Alfa e Beto e PNAIC | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.keyword | Letramento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas docentes | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to analyze the entwine of teaching know-how from the Alfa and Beto
Program and the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC, in two 1st
year elementary school classes. Theoretically, it is anchored in authors such as:
Chevallard (1991); Certeau (2012; 1994; 1985); Chartier (2007; 2002; 2000; 1998), in
the theories of didactic transposition, everyday fabrication, as well as in the knowledge
mobilized in the action; Morais (2019; 2012; 2010; 2007; 2006; 2005; 2004), Soares
(2017; 2016; 2003; 2001), Mortatti (2010; 2008; 2004; 2000) among others, in the field
of language. This is a qualitative research (LÜDKE; ANDRÉ, 2003) which is configured
as an ethnographic case study. For the treatment of the data, we opted for the thematic
content analysis, according to Bardin (2016) and Franco (2008). As research
techniques, participant observation was used in two schools belonging to the
Coordenação Regional de Ensino de Samambaia/DF, six in the 1st and six in the 2nd
semester of 2019, totaling 12 in both classes. Unstructured interviews were also
conducted (LAVILLE; DIONE, 1999) throughout the observations, aiming to
understand the didactic and pedagogical choices triggered by the teachers as well as
the objectives achieved or not during the didactic actions. As results, the study
indicated points of approximation and distance between the practices followed.
Regarding the pedagogical routine, in aspects such as: resumption of previous
classes, collective and individual correction of activities, there was an equivalence
between the class groups, but there was a difference between the teachers’ modes of
intervention; unlike the conversation circle activity, in which the Teacher Sol of PNAIC
stood out. In relation to the work carried out with the alphabetical writing system, there
was greater investment in word reading and writing activities, as well as exploring the
direction of writing. In the axis of phonological consciousness, as expected, there was
a greater emphasis on the segmentation of words in phonemes and writing of this
linguistic unit with the same initial phoneme, in the case of teacher Lua – Alfa and Beto
and, in the case of teacher Sol – PNAIC, the writing of words with rhymes and
alliterations. There was similarity in the absolute frequency of text reading activity by
the teachers for the class and a shy difference between this activity performed by the
student for the class group (the teacher Sol excelled) and text reading made by learner
to the teacher (highlight of the Lua class group). In relation to textual comprehension,
with less investment than the previous axis, the questions of information location on
the textual surface prevailed, to the detriment of questions of opinion and inferential.
In the field of textual production, there was a notorious decrease, we believe, due to
the complexity of the activity that involves a whole planning process added to the fact
that the concern is mainly the learning of the alphabetical writing system. In the axis of
orality, there was emphasis on the exploration of the students’ previous knowledge
and, finally, the treatment given to the heterogeneity of learning, as well as the error of
the student, the control of the two classes stood out, thinking about the classroom
space, the corrective perspective of the error, in general, devoid of reflection, as well
as a more evaluative/coercive perspective of reading for the class group. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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