Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Santos, Carlos Alexandre Barboza Plínio dos | - |
dc.contributor.author | Coutinho, Rosilda Alves | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T12:32:32Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T12:32:32Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-14 | - |
dc.date.submitted | 2019-12-13 | - |
dc.identifier.citation | COUTINHO, Rosilda Alves. Transmitindo saberes: educação e conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na comunidade São José/ GO. 2019. 40 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Sustentabilidade junto a Povos e Terras Tradicionais)—Universidade de Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41411 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Departamento de Antropologia, Faculdade de Educação, Faculdade UnB Planaltina, Instituto de Ciências Sociais, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda a transmissão de saberes por meio das plantas medicinais no âmbito
da comunidade rural denominada São José, localizada no município de Cavalcante, ao norte
do Estado de Goiás. Assim, objetiva-se conhecer, registrar e transmitir os conhecimentos
empíricos referentes a tais ervas com seus modos e usos através de pesquisa junto a alunos,
professores, moradores e especialistas locais, o que culminou na produção deste artigo e de
uma cartilha didática. Com isso, trabalhei com uma metodologia integrativa e construtivista
no desenvolvimento do sujeito ativo/epistêmico e de métodos procedimentais da pesquisa de
campo, da pesquisa-ação, participante, etnográfica e etnometodológica. Por intermédio da
busca realizada e das informações estudadas pude entender o quanto as plantas medicinais
fazem parte das vivências dessa comunidade e o quanto essas são cruciais no âmbito da
cultura e tradição local. Tais espécies estão conectadas aos fazeres desse povo e mais do que
tudo precisam ser valorizadas como novas ferramentas pedagógicas para o fomento de uma
aprendizagem mais interdisciplinar no âmbito educacional. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Transmitindo saberes : educação e conhecimento tradicional sobre plantas medicinais na comunidade São José/ GO | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Plantas medicinais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.subject.keyword | Saberes populares | pt_BR |
dc.subject.keyword | Conhecimento tradicional | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições:Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study addresses the transmission of knowledge through medicinal plants in the rural
community called São José, located in the municipality of Cavalcante, in the north of the state
of Goiás. Thus, the objective is to know, record and transmit the empirical knowledge
concerning such herbs with their modes and uses through research with students, teachers,
residents and local specialists, which culminated in the production of this article and a
textbook. With this, I worked with an integrative and constructivist methodology in the
development of the active / epistemic subject and procedural methods of field research, action
research, participant, ethnographic and ethnomethodological. Through the search and the
information studied I could understand how much medicinal plants are part of the experiences
of this community and how crucial they are in the context of local culture and tradition. Such
species are connected to the actions of these people and most of all they need to be valued as
new pedagogical tools for fostering more interdisciplinary learning in the educational field. | pt_BR |
dc.contributor.email | mailto:rosildacalves@gmail.com | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Antropologia (ICS DAN) | - |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | - |
dc.description.unidade | Faculdade UnB Planaltina (FUP) | - |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | - |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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