Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Mattos, César Costa Alves de | - |
dc.contributor.author | Beck, Lisandro Cogo | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-09T12:22:10Z | - |
dc.date.available | 2021-07-09T12:22:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-09 | - |
dc.date.submitted | 2021-03-23 | - |
dc.identifier.citation | BECK, Lisandro Cogo. Contratos de concessões de rodovias federais: análise dos pedidos de revisões extraordinárias com vistas ao reequilíbrio econômico-financeiro. 2021. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Economia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41363 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Economia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como principal objetivo a compreensão dos motivos que geraram
solicitações de reequilíbrio econômico-financeiro por meio de revisões extraordinárias dos
contratos de concessão de rodovias federais, celebrados pelo Governo Federal, no âmbito do
Programa de Concessões de Rodovias Federais, durante o período compreendido de 2013 até
2019, com a finalidade de identificar os motivos que acionaram os pedidos de revisões, e se
estes estão enquadrados ou não na matriz de riscos do contrato, assim como, analisar se houve
ou não viés oportunista nestes motivos. Para tanto, realizou-se levantamento e leitura dos
arquivos dos contratos de concessões de rodovias federais, bem como das notas técnicas
elaboradas pelas áreas técnicas da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, para o
citado período, além de entrevistas com os técnicos da Agência ligados aos processos de
concessões. Os resultados da pesquisa proposta apontam que 75 motivos foram utilizados pelas
concessionárias para acionarem o instrumento de reequilíbrio econômico-financeiro do
contrato, o que gerou 150 pleitos de análise, sendo que apenas 76 (51%) dos pleitos foram
deferidos, 59 (39%) foram indeferidos e 15 (10%) estão pendentes. Dos indeferidos, 46 (78%)
pleitos foram identificados como de comportamento oportunista por parte das concessionárias,
mas que a Agência os tratou com o rigor das cláusulas da alocação de riscos, previstas no
contrato, impedindo o seu êxito. | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Contratos de concessões de rodovias federais : análise dos pedidos de revisões extraordinárias com vistas ao reequilíbrio econômico-financeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões administrativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comportamento oportunista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Concessões rodoviárias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Reequilíbrio econômico-financeiro | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alocação de riscos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation had as main objective the understanding of the reasons that generated requests
for an economic-financial rebalancing through extraordinary reviews of federal highway
concession contracts, entered into by the Federal Government, within the scope of the Federal
Highway Concessions Program, during the period included from 2013 to 2019, in order to
identify the reasons that triggered the requests for revisions, and whether or not they fall within
the contract's risk matrix, as well as to analyze whether or not there was an opportunistic bias
in these reasons. For this, a survey and reading of the files of federal highway concession
contracts was carried out, as well as of the technical notes prepared by the technical areas of
the National Land Transport Agency - ANTT, for the aforementioned period, in addition to
interviews with the technicians for the Agency related to the concession processes. The results
of the proposed research indicate that 75 reasons were used by the concessionaires to activate
the instrument of economic-financial rebalancing of the contract, which generated 150 analysis
requests, with only 76 (51%) of the claims being granted, 59 (39% ) were rejected and 15 (10%)
are pending. Of the rejections, 46 (78%) claims were identified as opportunistic behavior by
the concessionaires, but that the Agency treated them with the rigor of the risk allocation
clauses, provided for in the contract, preventing their success. | pt_BR |
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