Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/41356
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2003_AlexandreLuizGonçalvesRezende.pdf14,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin
Autor(es): Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de
Orientador(es): Casal, Hiram M. Valdes
Assunto: Futebol
Treinamento esportivo
Jogadores de futebol - avaliação
Galperin
Data de publicação: 6-Jul-2021
Referência: REZENDE, Alexandre Luiz Gonçalves de. Elaboração e estudo de uma metodologia de treinamento voltada para o desenvolvimento das habilidades táticas no futebol de campo com base nos princípios da teoria de formação das ações mentais por estágios idealizada por galperin. 2003. 322 f. Tese (Doutorado em Ciências da Saúde)—Universidade de Brasília, Brasília, 2003.
Resumo: No presente estudo, analisamos as contribuições pedagógicas da teoria sócio-cultural de Vygotsky, na interpretação de Galperin e seus seguidores, divulgando as aplicações da Teoria de Formação das Ações Mentais por Estágios. A transposição dos princípios dessa teoria do meio escolar para o treinamento esportivo subsidia a reflexão sobre o modelo pedagógico a ser adotado no ensino das habilidades táticas. Denominado no presente estudo de formativo-conceitual, o modelo pedagógico pautado idéias de Galperin afirma que o elo central da aprendizagem é a prática, desde que referenciada por uma base orientadora da ação, composta de conceitos operacionais, que direcionam a escolha consciente de uma dentre as diversas alternativas possíveis de ação. Segundo a teoria, para elaborar a base orientadora da ação é preciso identificar as unidades'estruturais do futebol, estabelecendo os invariantes que caracterizam as diversas situações de jogo. A revisão da literatura técnica especializada em futebol, associada com a observação sistemática de treinos e jogos, conduziu à identificação, testada na fase posterior, da disputa pelo espaço como o conceito invaríante do futebol. Com base nesse invariante, elaboramos um projeto piloto que, uma vez aplicado, permitiu testar diversas propostas de base orientadora da ação e, ao mesmo tempo, realizar uma primeira observação participante das dificuldades para a operacionalização do modelo formativo-conceitual no meio esportivo. Os resultados do projeto piloto fundamentaram a reformulação do protocolo experimental de desenvolvimento das habilidades táticas. No estudo experimental de caráter exploratório realizamos uma segunda observação participante, associada com a análise comparativa cruzando os dados do grupo experimental, treinado de acordo com o modelo formativo-conceitual, com dois outros grupos controle, treinados de acordo com o modelo analítico-sintético, centrado no ensino da técnica, e o global-funcional, onde se aprende a jogar jogando. A avaliação da performance tática se constitui numa problemática paralela de pesquisa, pois existe uma dificuldade particular para se definir um protocolo de avaliação e registro que preserve a unidade da ação tática. Sendo assim, o estudo também se voltou para a elaboração e análise de recursos auxiliares que instrumentem a avaliação da performance tática. Pretendemos, dessa maneira, contribuir para reflexão sobre as características dos modelos pedagógicos que fundamentam o treinamento esportivo, especificamente, das habilidades táticas, apresentando novas alternativas metodológicas comprometidas com o desenvolvimento da inteligência de jogo.
Abstract: This study analysed the pedagogical contributions of Vygotsk/s cultural-historical theory, through the interpretation of Galperin and his followers, disclosing the applications of the Stage-byStage Formation of Mental Action Theory. The transposition of the principies of this theory in the school sphere for sports training subsides the reflection about the pedagogical model to be adapted in the teaching of tactical skills. Denominated at this study, as conceptual-formative, the pedagogical model directed by Galperin’s ideas affirms that the central focus of leaming is the practice if it is referenced as a scheme for a complete orienting basis of mental actions, composed of operational concepts that direct a conscious choice among several possible altematives of action. According to the theory, to elaborate an oriented base of action, it is necessary to identify the structural units of soccer, establishing the basic concepts that characterize problem situations in the game. The revision of the technical literature specialized in soccer, associated with the systematic observations of the training and the games, conducted to the identification of dispute for the space as a structural unit of soccer, which was tested in the posterior phase. According to this idea, we elaborated a pilot project that, once applied, allowed to test several proposals of schemes for a complete orienting basis of mental actions and, at the same time, to make the first participatory observation of difficulties to operationalise the conceptual-formative model in sports training. The results of the pilot project supported the reformulation of the experimental protocol in developing tactical skills. At the experimental study of exploratory character, we made a second participatory observation associated with the comparative analysis, crossing the data of the experimental group, which was trained based on the conceptualformative model, with two other groups, which received training according the syntheticanalytical model, which was centred in the teaching of the technic, and the globalfunctional one, where the subjects learned to play by playing. The evaluation of the tactical performance was a secondary research question, since there was a particular difficulty in defining a protocol of evaluation and registry that preserves the unity of the tactical action. Thus, this study also included the elaboration and analysis of auxiliary resources that instrumented the evaluation of tactical performance. Therefore, this study contributes to the reflection about the characteristics of the pedagogical models that support sports training, specifically the tactical skills, presenting new methodological altematives engaged with the development of the game intelligence.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Ciências da Saúde (FS)
Informações adicionais: Tese (Doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, 2003.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.