Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/41342
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardoOliveiraSoares.pdf70,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tempos e territórios transluzidos : narrativas fotográficas instantâneas nas redes sociais sobre o Campus Universitário Darcy Ribeiro
Autor(es): Soares, Eduardo Oliveira
E-mail do autor: e-soares@hotmail.com
Orientador(es): Medeiros, Ana Elisabete de Almeida
Assunto: Narrativa fotográfica instantânea
Fotografia
Redes sociais
Território
Campus Universitário Darcy Ribeiro
Data de publicação: 5-Jul-2021
Referência: SOARES, Eduardo Oliveira. Tempos e territórios transluzidos: narrativas fotográficas instantâneas nas redes sociais sobre o Campus Universitário Darcy Ribeiro. 2021. 599 f., il. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As fotografias presentes nas redes sociais digitais permitem vislumbrar como a sociedade representa o cotidiano, a cultura, a cidade, a natureza e o patrimônio. As postagens instigam quem as observa a encontrar um nexo entre as imagens e, por meio de uma seleção de acordo com o tema, a autoria e o local, a descobrir ou criar uma narrativa. Considerando a potencialidade de informações das fotografias a respeito dos tempos e dos territórios, a tese propõe o conceito de “narrativas fotográficas instantâneas” para essas narrativas pessoais e momentâneas. Narrativas que, na dinâmica das redes sociais, podem ter postagens incluídas ou eliminadas a qualquer instante. A tese, então, apresenta modos de caracterizar e assimilar as “narrativas fotográficas instantâneas” à luz de um território físico, utilizando como estudo de caso o Campus Universitário Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB), localizado no Conjunto Urbanístico de Brasília, sítio urbano tombado pelo Governo Federal e reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial. As fotografias analisadas, de autoria de profissionais da área de Comunicação, foram publicadas nas redes sociais digitais Facebook, Flickr e Instagram pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB. O recorte temporal considerou as publicações realizadas desde a criação dos perfis nas redes sociais – o primeiro deles data de janeiro de 2011 – até 21 de abril de 2019, o que resultou na avaliação de 4.139 fotografias do Campus. A análise partiu da proposta de leitura de imagens de Laurent Gervereau, que institui as fases de descrição, estudo de contexto e interpretação. Concluiu-se que a configuração do Campus Universitário Darcy Ribeiro, conforme apresentada nas fotografias, tem a estrutura das edificações como destaque, e o concreto como um dos seus principais materiais. Os espaços predominantemente propiciam a integração entre o interior e o exterior das edificações, ressaltam a marcação de linhas, e emolduram e são emoldurados pelo céu e pela vegetação. É do lastro de informações salvaguardadas pela sociedade que é constituído o imaginário acerca de um território, sendo as redes sociais adequadas catalisadoras. Elas incorporam atributos que caracterizam a contemporaneidade: efemeridade e livre acesso. É na aparente fragilidade na guarda de informações nas redes sociais que a sociedade deste início do século XXI trama a sua contemporaneidade e instiga a geração, divulgação e conservação de narrativas que subsidiam o reconhecimento de um território enquanto patrimônio. Essas narrativas podem ser relacionadas – em um processo cíclico e transdisciplinar – ao tempo, à história, à memória, aos acervos, à informação, ao conhecimento, às percepções de realidades, aos tipos de documentos, aos territórios físicos e virtuais-digitais e aos modos de fotografar e ler as fotografias. Se o tempo e o território são criações e convenções sociais, os modos de definição e assimilação das narrativas também podem ser criados e reinventados. A narrativa fotográfica instantânea apresenta-se enquanto montagem aberta e sujeita à cocriação por parte dos seus observadores. Afinal, ela não é dada, mas, sim, criada por quem a vê.
Abstract: The photographs on digital social networks allow one to glimpse how society perceives the everyday life, the culture, the city, the nature and the heritage. The postings instigate those who observe them to find a connection between the images and, through a selection according to the theme, the authorship and the location, to lead them to discover or create a narrative. Considering the potential of information in photographs about time and territories, the thesis proposes the concept of “instantaneous photographic narratives” for these personal and momentary narratives. Narratives that, in the dynamics of social networks, may have postings included or deleted at any time. The thesis, then, presents ways to characterize and assimilate the “instantaneous photographic narratives” in the light of a physical territory, using as a case study the Darcy Ribeiro University Campus, of the University of Brasília (UnB), located at Brasilia ́s Urbanistic Complex, urban setting protected by the Federal Government and listed by UNESCO as a World Heritage Site. The photographs analyzed, authored by professionals from the university ́s Communication area, were published on the digital social networks Facebook, Flickr and Instagram by the Secretariat of Communication (Secom) of UnB. The time frame considered the publications made since the creation of profiles on social networks – the first of which dates from January 2011 – until April 21, 2019, which resulted in the evaluation of 4,139 photographs of the Campus. The analysis took Laurent Gervereau's proposal for reading images, which established the phases of description, study ́s context study and interpretation. It was concluded that the configuration of the Darcy Ribeiro University Campus’ configuration, as shown in the photographs, has highlights the structure of the buildings as highlight, and concrete as one of its main materials. The spaces predominantly provide the integration between the interior and exterior of the buildings, highlight the marking of lines, and frame and are framed by the sky and vegetation. It is from the baggage of information safeguarded by society that the imaginary about a territory is constituted, with appropriate social networks being catalysts. They incorporate attributes that characterize contemporaneity: ephemerality and free access. It is in the apparent fragility in the storage of information on social networks that society at the beginning of the 21st century weaves its contemporaneity and instigates generating, disseminating and preserving of narratives that subsidize the recognition of a territory as a heritage. These narratives can be related - in a cyclical and transdisciplinary process - to time, history, memory, collections, information, knowledge, perceptions of realities, types of documents, physical and virtual-digital territories and ways to shoot and read the photos. If time and territory are social creations and conventions, the ways of defining and assimilating narratives can also be created and reinvented. The instant photographic narrative presents itself as an open montage and subject to co-creation by its observers. After all, it is not given, but created by those who see it.
Resumen: Las fotografías presentes en las redes sociales digitales permiten vislumbrar como la sociedad representa el cotidiano, la cultura, la ciudad, la naturaleza y el patrimonio. Las publicaciones incitan, a quien las observa, a encontrar un nexo entre las imágenes y, por medio de una selección de acuerdo con el tema, la autoría y el local, a descubrir o crear una narrativa. Considerando la potencialidad de informaciones de las fotografías con respeto a los tiempos y los territorios, la tesis propone el concepto de “narrativas fotográficas instantáneas” para estas narrativas personales y momentáneas. Narrativas que, en la dinámica da las redes sociales, pueden tener publicaciones incluidas o eliminadas en cualquier instante. La tesis, entonces, presenta modos de caracterizar y asimilar las “narrativas fotográficas instantáneas” a la luz de un territorio físico, utilizando como estudio de caso el Campus Universitario Darcy Ribeiro, de la Universidad de Brasília (UnB). Ubicado en el Complejo Urbanístico de Brasilia, un sitio urbano registrado por el Gobierno Federal y reconocido por la UNESCO como Patrimonio de la Humanidad. Las fotografías analizadas, son de autoría de profesionales de área de Comunicación, fueron publicadas en las redes sociales digitales Facebook, Flickr e Instagram por la Secretaria de Comunicación (Secom) de la UnB. El recorte temporal consideró las publicaciones realizadas desde la creación de los perfiles en las redes sociales – el primer de ellos tiene por fecha enero de 2011 – hasta el 21 de abril de 2019, lo que ha resultado en la evaluación de 4.139 fotografías del Campus. El análisis partió de la propuesta de lectura de imágenes de Laurent Gervereau, que incluye las fases de descripción, estudio de contexto e interpretación. Se ha concluido que la configuración del Campus Universitario Darcy Ribeiro, como es presentada en las fotografías, destaca la estructura de las edificaciones y el concreto como uno de sus principales materiales. Los espacios predominantemente propician la integración entre lo interior y el exterior de las edificaciones, resaltan la marcación de líneas, y enmarcan y son enmarcados por el cielo y la vegetación. Es de la comprensión de las informaciones resguardadas por la sociedad que se construye el imaginario acerca de un territorio, siendo las redes sociales adecuadas catalizadoras. Ellas incorporan atributos que caracterizan la contemporaneidad: efimeridad y libre acceso. Es en la aparente fragilidad del resguardo de informaciones en las redes sociales que la sociedad de este inicio del siglo XXI teje su contemporaneidad e incita a la generación, divulgación y conservación de narrativas que subsidian el reconocimiento de un territorio como patrimonio. Estas narrativas pueden ser relacionadas – en un proceso cíclico y interdisciplinario – con el tiempo, la historia, la memoria, los archivos, la información, el conocimiento, las percepciones de realidades, los tipos de documentos, los territorios físicos y virtuales- digitales y los modos de fotografiar y leer las fotografías. Si el tiempo y el territorio son creaciones y convenciones sociales, los modos de definición y asimilación de las narrativas también pueden ser creados y reinventados. La narrativa fotográfica instantánea se presenta como un montaje abierto y sujeto a la co-creación por parte de sus observadores. A final, ella no es dada, sino que es creada por quienes lo ven.
Résumé: Les photographies sur les réseaux sociaux permettent d'entrevoir comment la société représente la vie quotidienne, la culture, la ville, la nature et le patrimoine. Les publications en ligne incitent ceux qui les observent à trouver un lien entre les images et, à travers une sélection en accord avec la thématique, la paternité et le lieu, à les découvrir ou à créer un récit sur elles-mêmes. En considérant le potentiel des informations photographiques sur les temps et les territoires, la thèse propose le concept de «récits photographiques instantanés» pour ces récits personnels et momentanés. Ces narrations, dans la dynamique des réseaux sociaux, peuvent avoir des publications en ligne inclues ou supprimées à n’importe quel moment. La thèse propose alors des moyens de caractériser et d'assimiler les «récits photographiques instantanés» à la lumière d'un territoire physique, en utilisant comme étude de cas le Campus universitaire Darcy Ribeiro, de l'Université de Brasília (UnB), situé dans le périmètre de Brasília qui a été classé par le gouvernement brésilien et reconnu par l’UNESCO en tant que patrimoine mondial. Les photographies analysées, prises par des professionnels du secteur de la Communication, ont été publiées sur les réseaux sociaux Facebook, Flickr et Instagram par le Secrétariat de la Communication (Secom) de l'UnB. L’horizon temporel considère les publications réalisées depuis la création des profils sur les réseaux sociaux – dont le premier date de janvier 2011 – jusqu'au 21 avril 2019, qui ont abouti à l'évaluation de 4139 photographies du Campus. L'analyse a commencé par la proposition de lecture d'images de Laurent Gervereau, qui établit les phases de description, d'étude de contexte et d'interprétation. Il a été conclu que la configuration du campus universitaire Darcy Ribeiro, comme le montrent les photographies, a la structure des bâtiments comme point culminant et le béton comme l'un de ses principaux matériaux. Les espaces permettent l'intégration entre l'intérieur et l'extérieur des bâtiments, ressortissent le marquage des lignes, et encadrent et sont encadrés par le ciel et la végétation. C'est à partir des pistes d'informations sauvegardées par la société que se constitue l'imaginaire d'un territoire, dans lequel les réseaux sociaux servent de catalyseurs. Ils intègrent des attributs qui caractérisent la contemporanéité: l'éphémère et le libre accès. C'est dans l'apparente fragilité de la conservation des informations sur les réseaux sociaux que la société du début du XXIe siècle tisse sa contemporanéité et suscite la génération, la diffusion et la conservation de récits qui appuient la reconnaissance d'un territoire en tant que patrimoine. Ces récits peuvent être liés - dans un processus cyclique et transdisciplinaire - au temps, à l'histoire, à la mémoire, aux collections, aux informations, aux connaissances, aux perceptions des réalités, aux types de documents, aux territoires physiques et virtuels-numériques, ainsi qu’aux façons de prendre et de lire des photos. Si le temps et le territoire sont des créations et des conventions sociales, les modes de définition et d'assimilation des narrations peuvent également être créées et réinventées. Le récit photographique instantané se présente comme un montage ouvert et soumis à la co-création par ses observateurs. Après tout, il n'est pas offert, mais créé par ceux qui le voient.
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.