Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Leal, Sayonara de Amorim Gonçalves | - |
dc.contributor.author | Anjos, Nilza Maria Soares dos | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-05T22:47:48Z | - |
dc.date.available | 2021-07-05T22:47:48Z | - |
dc.date.issued | 2021-07-05 | - |
dc.date.submitted | 2021-02-26 | - |
dc.identifier.citation | ANJOS, Nilza Maria Soares dos. Da experiência à sala de aula: a perspectiva sociológica na prática discursiva de estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal. 2021. 177 f., il. Dissertação (Mestrado em Sociologia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unb.br/handle/10482/41332 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado discute a relevância do ensino de sociologia na formação instrucional
de estudantes da educação básica brasileira. O objetivo deste estudo é identificar condutas e
práticas sociais de alunos e alunas do ensino médio de escolas públicas no Distrito Federal – DF
em consonância com suas percepções e perspectivas sociológicas acerca do social decorrentes
de suas experiências de vida e de suas experiências escolares com as ciências sociais. A
pesquisa de natureza qualitativa é centrada na descrição e análise do posicionamento do alunato
do ensino médio em relação a determinados problemas públicos que são alvo de reflexões
sociológicas nas aulas de sociologia na escola, tais como alguns marcadores de desigualdades na
sociedade brasileira, a saber, questões de gênero, raça e classe. A utilidade intelectual da
disciplina de sociologia para esses estudantes apareceu em situações pragmáticas de interação
social em sala de aula e em outros espaços fora do contexto escolar nos quais são interpelados a
provarem seus conhecimentos escolares veiculados em suas interpretações e críticas do social, a
partir das quais também se revelam suas visões de mundo. O arranjo metodológico articulou
abordagem fenomenológica com princípios da filosofia pragmatista de base americana e com a
sociologia pragmática francesa, o que se apresentou apropriado na investigação de temáticas
orientadas no sentido de identificar componentes praxeológicos em situação, tais como normas,
valores e reflexividade. O lócus de observação das interações sociais foi a sala de aula e o
laboratório de atividades com estudantes do ensino médio para fins de explorarmos como os
sujeitos pesquisados interpretam, vivem, sentem e percebem a partir de suas experiências sociais
e escolares diferentes dimensões do mundo social. Os resultados da investigação apontaram para
saberes discentes sociológicos resultantes da articulação entre experiências dentro e fora da
escola, permitindo a expressividade de uma perspectiva sociológica operada a partir da
desnaturalização e estranhamento de funcionamentos do social. Foi possível evidenciar em
operações críticas dos alunos/alunas da disciplina de sociologia na escola registros da percepção
de problemas sociais enquanto problemas públicos como fundamentos da elaboração de uma
perspectiva sociológica por atores não peritos, ou seja, não cientistas sociais acadêmicos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). | pt_BR |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da experiência à sala de aula : a perspectiva sociológica na prática discursiva de estudantes do Ensino Médio no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escolas públicas - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Experiência escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Percepção social | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The subject matter of this master’s thesis comports to show the degree to wich Sociology functions
as an integral aspect of Brazilian school curriculum. The objective of this study is to identify social
behaviors and practices of high school students who attend public High School in the Federal
District - DF in accordance with their own perceptions and sociological perspectives on the social
as a result of their life experience and their experiences with the Social Sciences classes. The
qualitative research is centered on the description and analysis of the position of High School
students in relation to certain public problems that are the target of sociological reflections in
sociology classes at school, such as some markers of inequality in Brazilian society, such as
gender issues, race and social class. The intellectual utility of the discipline of Sociology for those
students came out in pragmatic situations of social interaction in the classroom as well as in other
spaces outside the school context in which they are aasked to prove their school knowledg
conveyed in their interpretations and criticisms of the social, from the which also reveal their
worldviews. The methodological framework combined a phenomenologic approach with principles
of American based pragmatist Phylosophy and with French pragmatism sociology,
whichappropriate in the investigation of themes oriented towards the indentification of
praxeological components in situation, such as norms, values and reflexivity. The classrom was
the locus where social interactions were observed and the activies laborstory with High School in
order to explore how the subjects surveyed interpret, live, feel and perceive from their social
experience and school experiences different dimensions of the social world. The results of the
investigation pointed to sociological student knowledge resulting from the articulation between
experiences inside and outsite the school, allowing the expression of a sociological perspectiva
operated from the denaturalization and strangeness of social functioning. It was possible to show
in critical operations of the discipline of sociology at school records of the perception of social
problemas as public problemas as the foundations for the elaboration of a sociological perspective
by non-expert actos, thay is, non-academic social scientists. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Sociais (ICS) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Sociologia (ICS SOL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Sociologia | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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